Como o acordo entre ArcelorMittal e Votorantim pode ser uma ótima notícia para CSN e Gerdau

Segundo analistas, a notícia é positiva para o setor e pode favorecer as duas companhias ao ajudar na consolidação do mercado brasileiro de aços longos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A ArcelorMittal Brasil e a Votorantim fecharam um acordo em operações de aços longos que resultará em capacidade anual de produção de 5,6 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,4 milhões de toneladas de laminados, informaram as empresas nesta quinta-feira (23) em comunicado.

Pelo acordo, a Votorantim Siderurgia passa a ser subsidiária e a deter participação minoritária no capital da ArcelorMittal Brasil, informaram as empresas. Segundo analistas, a notícia é positiva para o setor e pode favorecer tanto a Gerdau (GGBR4) quanto a CSN (CSNA3), por ajudar na consolidação do mercado brasileiro de aços longos.

Para o Bradesco BBI, a notícia é positiva para a indústria, dado que poderá ajudar a restabelecer o poder de definição de preço, que tem sido prejudicado por concorrentes menores nos últimos anos. Já o Itaú BBA afirma que o acordo é marginalmente positivo para a Gerdau, já que marca a primeira consolidação no mercado brasileiro de aços longos, potencialmente levando à uma maior disciplina de produção no mercado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Acreditamos que o setor de aços longos ainda precisa de mais consolidação, já que novos players elevaram a capacidade (CSN, Simec, Silat, Sinobrás e Aço Verde) em um período de demanda em queda”, afirmaram os analistas do Itaú.

O negócio ainda está sujeito a aprovações regulatórias, incluindo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e até conclusão da operação, as empresas seguem atuando de forma independente.

Na visão do Credit Suisse, a consolidação do setor brasileiro de aço longo é um importante catalisador para a melhora de margens das empresas do segmento no país em uma base normalizada, conforme relatório distribuído a clientes.

Continua depois da publicidade

“Nós acreditamos que o poder de precificação aumentará guiado pela redução na competição e também pela melhora nas condições de mercado”, escreveu a equipe de analistas do Credit Suisse liderada por Ivano Westin.

(Com Reuters)

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.