Medidas de BB e Caixa para cortar custos são positivas para ratings

Segundo a Fitch, as medidas devem ser positivas para perfis de crédito dos bancos nos médio e longo prazos.

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal devem ter melhora da rentabilidade e dos níveis de capital como resultado dos cortes de custos anunciados recentemente e maior foco em atender as exigências de capital, comentou em relatório nesta sexta-feira a agência de classificação de risco Fitch.

Segundo a Fitch, as medidas devem ser positivas para perfis de crédito dos bancos nos médio e longo prazos.

O BB anunciou em novembro um pacote de redução de custos envolvendo oferta de aposentadoria antecipada a quase 20 por cento dos empregados e fechamento ou redução de cerca de 800 agências.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta semana, a Caixa também lançou um plano de demissão incentivada para 10 mil funcionários, o que reduziria as despesas com pessoal em cerca de 1,5 bilhões por ano, além do fechamento de cerca de 120 agências.

A rentabilidade sobre o patrimônio líquido, que mede como um banco remunera o capital dos acionistas, tem sido bem menor no BB e na Caixa do que nos grandes bancos privados do país. No terceiro trimestre, o índice, conhecido no jargão do setor como ROE, do Bradesco foi de 17,6 por cento e o do Itaú Unibanco, de 19,9 por cento. Na Caixa, o índice foi de 6,5 por cento, e no BB, de 9,6 por cento.

Para a Fitch, o BB deve começar a ver os resultados de sua campanha de redução de custos mais rapidamente, enquanto a posição patrimonial da Caixa permanece mais fraca e é muito cedo para medir os resultados das novas medidas.

Continua depois da publicidade

“Os riscos para a qualidade de ativos continuam a ser um problema persistente para ambos os bancos e a Fitch espera as provisões para perdas com inadimplência de ambos continuem a crescer em 2017”, diz trecho do relatório.