“Comprou na eleição? Venda na posse!” – A dica de ouro do Morgan Stanley para os mercados

Para o banco de investimentos, não é uma questão de "se" o rali vai acabar, mas "quando" isso vai acontecer

Mário Braga

Publicidade

SÃO PAULO – Desde a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, as bolsas norte-americanas já quebraram recordes históricos em mais de 15 sessões O otimismo surpreendente dos mercados levou a um rali inesperado, que, na avaliação do banco de investimentos norte-americano Morgan Stanley está próximo do fim. “Para nós, é QUANDO, e não SE nós devemos abandonar essa retomada nos negócios”, diz a instituição em relatório.

Desde 9 de novembro, quando o bilionário venceu as eleições, o índice Dow Jones já disparou cerca de 8% e está próximo de alcançar a marca de 20 mil pontos, e o S&P 500 saltou quase 6% – marcas impressionantes para apenas oito semanas, conforme destaca o portal CNBC.

Mas, o Morgan Stanley tem até uma data para a lua de mel dos mercados com Trump acabar: 20 de janeiro, o dia da posse do republicano na Casa Branca. “Afinal de contas, que resultados positivos e animadores adicionais poderiam ser produzidos nas semanas seguintes a isso?”, questionam os economistas do braço de pesquisa do banco.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os motivos para o pessimismo com o mercado dos Estados Unidos, a instituição financeira cita o alto grau de incerteza regulatório do governo Trump, além das decisões de política monetária do Fed (Federal Reserve), do consequente fortalecimento do dólar e da desaceleração da economia da China e da incerteza política na Europa.

Apesar de o foco do relatório ser as bolsas norte-americanas, investidores brasileiros também devem ficar atendo. Se a previsão se confirmar e o mercado acionário dos Estados Unidos azedar de vez, não há dúvidas que respingos do pessimismo terão impactos significativos sobre a Bovespa.