Com ganhos de até 55%, Brasil “domina” ranking de melhores ETFs de 2016

Apesar do Brasil ter metade dos melhores ETFs do ano, as duas primeiras posições foram de Rússia e Peru

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Rússia está longe de ser um dos países queridinhos pelos investidores. Seu cenário político e as polêmicas em que o presidente Vladimir Putin se envolve acabam afastando os negócios para o país. Mas quem decidiu apostar na Rússia em 2016 não tem do que reclamar.

Um levantamento do site XTF.com mostra que o ETF VanEck Vectors Russia Small-Cap mais que dobrou seu valor neste ano e lidera o ranking dos dez melhores ETFs do mundo. O principal fator para isso foi a disparada de 50% do preço do petróleo tipo Brent, o que favorece bastante os negócios na Rússia. O país ainda tem mais três ETFs no ‘top 10″.

Mas não foi só a Rússia que se destacou, o Brasil também teve um ano muito positivo quando comparado com outros países. São 5 ETFs entre os dez de melhor desempenho em 2016, com o iShares MSCI Brazil Small-Cap ficando na terceira colocação, com ganhos de 55%, seguido pelo iShares MSCI Brazil Capped, que subiu 53,6% este ano até agora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mark Mobius e outros especialistas da Franklin Templeton disseram recentemente que as economias do Brasil e da Rússia ainda estão se contraindo, mas “estão em uma trajetória melhor”. Completando a lista dominada por Brasil e Rússia, o ETF iShares MSCI All Peru Capped, do Peru, conseguiu a segunda colocação ao avançar 60%.

Confira o “Top 10” ETFs de 2016:

Nome do ETF Alta acumulada em 2016
VanEck Vectors Russia Small-Cap ETF 104,51%
iShares MSCI All Peru Capped ETF 60,36%
iShares MSCI Brazil Small-Cap ETF 55,02%
iShares MSCI Brazil Capped ETF 53,60%
iShares MSCI Russia Capped ETF 52,83%
VanEck Vectors Brazil Small-Cap ETF 49,88%
SPDR S&P Russia ETF 48,66%
First Trust Brazil AlphaDEX Fund 46,59%
VanEck Vectors Russia ETF 45,18%
Global X Brazil Consumer ETF 44,98%

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.