O tempo fechou para o setor bancário e a Bolsa pode sofrer uma queda mais aguda, dizem Wagner Caetano e Thiago Bisi

Confira a edição especial do programa "Na Mira do Trader" desta segunda-feira

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O programa “Na Mira do Trader” desta segunda-feira (12) teve edição especial: o trader profissional Wagner Caetano, professor do InfoMoney e diretor da TopTraders, convidou o analista técnico Thiago Bisi, da L&S Análise, para se juntar às leituras semanais do mercado. 

Para eles, o Ibovespa deve sofrer uma queda mais aguda e esse próximo movimento de baixa pode ser puxado pelo mercado norte-americano, que parece ter atingido um ponto de inflexão.

Eles trouxeram também uma análise pessimista para o setor bancário: “o cenário ficou complicado para os bancos”, disse Bisi. Na mesma linha, Caetano comentou que o Itaú Unibanco perdeu hoje um importante patamar dos R$ 33,90 – alertado por ele no programa do dia 28 de novembro (veja aqui) – e isso pode abrir espaço para quedas mais bruscas. Ele apontou que o mesmo cenário de desvalorização é visto no gráfico do IFNC (Ifinanceiro), índice da BM&FBovespa que compila as ações do setor financeiro. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja um resumo sobre o que cada um disse em relação ao Ibovespa:
Para Caetano, é factível pensar em um cenário de queda mais aguda para o Ibovespa, mas tudo vai depender da perda dos 58.000 pontos – patamar testado duas vezes pelo índice, em 14 de novembro e 2 de dezembro. Se ultrapassar, ele vê como próximos suportes os 56.400 pontos e os 54.977 pontos, que seria um ponto muito interessante de inflexão, disse.  

Na mesma linha, Bisi acredita que esse movimento de queda é o mais provável para o Ibovespa. “O mercado fez um belo movimento de alta ao longo de 2016, que levou ao rompimento dos 62.500 pontos, o indicava como próximo objetivo o topo histórico nos 74.000 pontos. Mas o mercado recusou esse novo patamar de preços e voltou para baixo da zona da resistência que foi rompida de forma bastante violenta”, explica.

Segundo ele, pode-se ter um grau de dúvida quanto à extensão do movimento corretivo do mercado quando olha-se para o gráfico semanal, mas, no gráfico diário, esse cenário já está dado.  “O mercado caiu, congestionou, respirou e agora está pronto para iniciar um próximo movimento de queda, que deve vir junto com o mercado norte-americano. Acho que a sinalização da inflexão do mercado dos EUA veio agora“, comentou.

Continua depois da publicidade

Caetano concorda com a leitura e vê sinais de correção do mercado norte-americano, que se distanciou muito da média móvel dos últimos 21 pregões. 

“Só do Dow Jones buscar a média móvel de 21 períodos, com potencial para buscar até o topo anterior, em 18.670 pontos, já seria suficiente para fazer barulho no Brasil”, comentou Caetano. Para ele, a Bolsa não está mais em um mercado altista: “já temos um mercado dominado pelos vendidos”. 

Veja abaixo a análise completa de Wagner Caetano e Thiago Bisi:

O programa Na Mira do Trader é transmitido todas as segundas-feiras na InfoMoneyTV, a partir das 15h40 (horário de Brasília).

Para receber diariamente as análises de mercado de Wagner Caetano, clique aqui e inscreva-se gratuitamente em seu blog.