Eleições: 2º turno impulsiona papéis de empresas candidatas à privatização

As ações dos setores à espera de marcos regulatórios também exibem bom desempenho nesta segunda-feira

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Com os investidores reagindo de uma forma bastante favorável ao resultado das eleições presidenciais, que apontou para o forte crescimento da popularidade de Geraldo Alckmin (PSDB) e para a necessidade de realização de segundo turno, o Ibovespa opera com significativa valorização nesta segunda-feira e o dólar em território negativo.

As taxas dos contratos de juros futuros também ilustram um maior otimismo dos investidores e recuam. Já o risco país opera praticamente estável, aos 233 pontos.

O mercado financeiro mostra preferência pelo candidato tucano, graças à sua postura mais pró-mercado e às perspectivas de uma maior racionalização dos gastos públicos. A vitória do tucano também poderia significar uma retomada das privatizações.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Papéis mais influenciados

Nesta segunda-feira a ação que mais reflete o quadro eleitoral é a da Eletrobrás (+4,44%). Grande parte do mercado acredita que uma vitória de Alckmin poderia resultar na privatização da companhia, embora o candidato tucano negue o fato.

Ainda no setor elétrico, a reeleição de Aécio Neves, em Minas Gerais, e a necessidade de realização de um segundo turno, com a possível saída de Roberto Requião, no Paraná, impulsionam os papéis de Cemig (+3,09%) e Copel (+4,24%), respectivamente.

Continua depois da publicidade

Além disso, as ações de setores à espera de marcos regulatórios, como energia, telefonia, serviços públicos e saneamento, e novas rodadas de privatizações também mostram bom desempenho. Destaque para a valorização dos papéis de Sabesp (+2,69%), CCR (+4,00%), Banco do Brasil (+3,15%) e Cesp (+1,73%).