Dólar na máxima e Bolsa na mínima: a reação do mercado à crise do Deutsche Bank em 4 imagens

Quatro gráficos impressionantes mostram como os ativos brasileiros refletiram o impacto da notícia sobre o fechamento de posições de 10 hedge funds no banco alemão

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Um grande banco internacional em dificuldades é uma imagem capaz de trazer pesadelos à mente de todos os investidores brasileiros. Quando o banco em questão é um gigante como o Deutsche Bank, isso fica ainda mais claro e grave.

Às 13h21 (horário de Brasília) desta quinta-feira (29), a Bloomberg noticiou que 10 hedge funds internacionais estavam reduzindo suas exposições ao banco alemão, que enfrenta dificuldades e vê suas ações caírem constantemente desde que foi condenado pela Justiça dos Estados Unidos a pagar US$ 14 bilhões em multa. Os EUA acusam o Deutsche de ter criado produtos financeiros a partir de créditos hipotecários insolventes, os famosos “subprime” que estão na origem da crise econômica global de 2008. 

A resposta do mercado à reportagem da agência de notícia não poderia ter sido outra: Ibovespa e dólar para baixo, DIs para cima, e ações mais sensíveis a crises sistêmicas como as de bancos e produtoras de commodities desabando. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo o economista da Leme Investimentos, João Pedro Brugger, a queda não é apenas pela dificuldade do Deutsche em si, mas parece ter relação com as preocupações do mundo todo com a saúde financeira dos bancos alemães. Depois do Deutsche Bank, o Commerzbank, segundo maior banco alemão, anunciou hoje corte de 9.600 empregos e suspensão do pagamento de dividendos. O anúncio elevou as preocupações com o sistema bancário na Europa.

Confira a reação do Ibovespa à notícia no gráfico abaixo: 

Já o dólar disparou no momento da notícia:

Continua depois da publicidade

Sensível a mudanças no cenário macro, a Petrobras desabou e contribuiu para a queda da Bolsa:

Como não poderia deixar de ser, o maior banco privado brasileiro, o Itaú Unibanco, não escapou ileso do temor com relação à saúde financeira dos bancos europeus: