Resumo em imagens: por que a Bolsa e o dólar enlouqueceram com os dois discursos do Fed

Após aguardar uma semana pelo discurso de Yellen, mercado tem sessão de forte volatilidade com fala de Fischer "ofuscando" a chairwoman do Fed

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado passou mais de uma semana aguardando a fala da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, mas esta sexta-feira (26) mostrou que ninguém estava pronto para o que estava por vir. Após um início de pregão morno – como foi nos últimos dias -, a sequência de eventos entre o fim da manhã e início da tarde fez com que Bolsa e dólar oscilassem entre fortes ganhos e perdas.

Após a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) americano em linha com o esperado, os investidores passaram a aguardar ainda mais a fala de Yellen, prevista para acontecer às 11h (horário de Brasília). Logo que ela começou a falar, os mercados mundiais viraram para queda, uma vez que “o argumento por aumento da taxa de juros se fortaleceu nos últimos meses”, segundo a chairwoman.

Porém, a continuidade das declarações mostraram que o cenário não era tão simples. A Bolsa passou então a disparar, chegando a subir 1,62%, enquanto o dólar afundou, após Yellen indicar que “mesmo se as taxas de juros ficarem mais baixas do que a média do passado, a política será capaz de responder efetivamente”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isto animou o mercado, que viu a fala como uma indicação de que a elevação das taxas será bastante lenta. De acordo com Yellen, a taxa de juros neutra deve permanecer muito baixa se a produtividade continuar a crescer lentamente.

Poucas horas depois, contudo, o mercado ganhou um “balde de água fria”, promovido pelo vice de Yellen, Stanley Fischer, ao interpretar a fala dela. Segundo ele, o discurso da chairwoman foi consistente com as expectativas de alta nas taxas de juro neste ano. Para ele, há evidências que a economia dos Estados Unidos está se fortalecendo.

Para piorar, Fischer disse que pelos dados econômicos e pela fala de Yellen, é possível a realização de duas altas de juros ainda este ano. “Fischer trouxe uma visão que fez o mercado ajustar”, diz Cleber Alessie, operador de câmbio da H. Commcor. Isso fez com que a Bolsa passasse a registrar perdas de 0,68% na mínima do dia, aos 57.328 pontos, enquanto o dólar passou de queda de 1% para alta de mais de 1%, cotado na casa de R$ 3,27.

Continua depois da publicidade

Veja o gráfico da reação do Ibovespa:

Veja a reação do dólar às notícias:

Antes de Fischer e Yellen, outros dois dirigentes do Fed haviam se pronunciado. Para Dennis Lockhard (Fed de Atlanta), as perspectivas para a política monetária ainda são nebulosas e os dados econômicos têm sido mistos, o que não impede um ciclo de austeridade ainda em 2016. “Se a economia seguir seu curso, eu poderia ver uma alta [nos juros] neste ano; eu poderia também ver duas altas, nada está descartado”, afirmou. Já Robert Kaplan (Dallas) diz que os juros subirão mais lentamente que o projetado anteriormente.