A febre do Pokémon da vida real que já fez a Nintendo disparar 50% na Bolsa de Tóquio

Após anos de sofrimento e perdendo espaço na indústria de games, a companhia japonesa viu suas ações dispararem desde o lançamento do jogo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O mundo não fala de outra coisa. Desta a quinta-feira passada, o principal assunto visto na internet é Pokémon Go, o primeiro jogo dos famosos monstrinhos para celular e que não para de bater recordes entre os aplicativos. E a Nintendo não para de comemorar o sucesso: após anos de sofrimento e perdendo espaço na indústria de games, a companhia japonesa viu suas ações dispararem 50% em apenas dois dias.

Apenas nesta segunda-feira (11), os ganhos das ações da empresa no Japão foram de 24,52%, a 20.260 ienes, enquanto isso, os ADRs negociados em Nova York disparam 35,89%, para US$ 28,17. Com isso, a empresa já viu seu valor de mercado subir US$ 7,5 bilhões desde a última quinta-feira.

Apesar da alta ansiedade dos fãs, o sucesso do jogo tem sido uma grande surpresa, seja pelo número de downloads, ou pelas notícias estranhas de pessoas invadindo lojas, casas e até delegacias para conseguirem capturar as criaturas. Tudo isso enquanto o aplicativo está disponível apenas em três países: Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O jogo mistura os antigos games de Pokémon com realidade virtual. Com ele, os jogadores precisam andar pelas ruas, entrar em parques, casas e outros lugares para encontrar as criaturas e tentar capturá-las. Além disso, em alguns lugares você encontrará adversários e locais para lutar e evoluir seus pokémons.

O game, porém, não será uma fonte de lucro imediato para a Nintendo. O título é gratuito e a Nintendo não é a única investidora ou criadora do game. Pokemon Go foi criado pela Niantic, uma cisão do Google no ano passado, e pela Pokemon Company. A Nintendo detém um terço da Pokemon Company e tem participações não reveladas na Niantic, que já desenvolveu um jogo similar de realidade aumentada em 2012.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.