6 razões para não entrar em pânico com a reação do mercado após o “Brexit”

O mundo ficou o caos nesta sexta-feira após a saída do Reino Unido da União Europeia, mas pode não ser tudo tão ruim assim

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Antes mesmo do resultado final do referendo que marcou a saída do Reino Unido da União Europeia os mercados em todo o mundo já entravam em pânico com o “Brexit” se mostrando o lado vitorioso. Todos os principais índices do mundo tiveram fortes perdas do pregão desta sexta-feira (24) e muitas análises afirmam que este é apenas o começo.

Porém, talvez não seja hora ainda para tanto pânico, e uma matéria feita pelo MarketWatch destaca 6 pontos que provam que o investidor não deve se desesperar com a reação que os mercados tiveram hoje. Confira abaixo:

1) Isto também passará. Os mercados estão em pânico? É algo comum no mundo financeiro. Já vimos os investidores entrarem em pânicos muito piores do que está acontecendo hoje. E cada vez que isto aconteceu, no passado, os mercados se recuperaram depois. Qualquer pessoa que comprou ações após a crise do subprime conseguiu ganhar dinheiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2) Isso é algo muito menor do que todo mundo está imaginando. Toda a União Europeia é responsável por 17% da produção econômica do planeta – ajustado em relação ao poder de compra – de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). O número pode parecer algo, mas no início do milênio esta porcentagem era de 24% e ninguém está em pânico por isso.

3) Nem tudo é realmente um problema. Os britânicos e os europeus vão continuar se reunindo para fazer negócios. A Grã-Bretanha certamente irá acabar em um cenário de “nós não estamos realmente na União Europeia, embora pareça que sim”. Todo mundo tem um incentivo para fazer acordos e isto irá continuar.

4) As pessoas estão tentando deixar você em pânico. Em momentos como este, analistas de mercado tentam adivinhar o futuro, mesmo sem saber absolutamente nada do que irá acontecer, e isto deixa todo mundo nervoso.

Continua depois da publicidade

5) Este é um ótimo momento para encontrar boas oportunidades. Veja a queda dos mercados europeus nesta sessão, com perdas entre 7% e 12%, deixando tudo mais barato. Segundo dados da Fundação CFA Institute Research, a França negocia a 12 vezes os lucros corrigidos das variações cíclicas, contra média de 20 vezes. A Alemanha negocia a 14 vezes (muito abaixo da média cíclica de 18 vezes), enquanto a Itália está em oito vezes (contra média de 20 vezes).

6) Aqueles estão comprando ações no meio deste fogo cruzado podem estar fazendo exatamente a coisa mais errada possível. Você nunca vai pegar o fundo e nunca deve tentar fazer isso. Os preços possivelmente ainda irão ficar mais baratos antes de começarem a se recuperar. A única forma sensata de investir é comprar pouco, e muitas vezes.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.