As ações que mais choram a saída do Reino Unido da União Europeia

O êxito da saída do Reino Unido da União Europeia por 52% a 48%, que já culminou no anúncio de renuncia do primeiro-ministro David Cameron, tem pesado sobretudo nas ações dos bancos

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A vitória do “Brexit” no referendo britânico realizado na última quinta-feira e anunciado nesta manhã trouxe um terremoto para os mercados acionários europeus e asiáticos, sinalizando um dia de grandes perdas para muitos investidores no mundo inteiro. No velho continente, a libra despenca na casa dos 8% ante o dólar ao passo que índices acionários como FTSE, DAX e CAC apresentam respectivos mergulhos de 4,74%, 7,29% e 8,88%.

O êxito da saída do Reino Unido da União Europeia por 52% a 48%, que já culminou no anúncio de renuncia do primeiro-ministro David Cameron, tem pesado sobretudo nas ações dos bancos. Instituições financeiras como Barclays, Royal Bank of Scotland, Lloyds e HSBC apresentam profundas quedas na casa de 15%. O FTSE100 chegou a apresentar queda de 8% nos primeiros minutos de negociação, no maior recuo desde o colapso americano do Lehman Brothers em 2008.

O pânico dos investidores chega a um nível muito elevado devido ao elevado grau de incertezas. “Os mercados reagiram fortemente à notícia recebida — chamar de banho de sangue não é um exagero… Nesta fase, sentimos que é prematuro fazer novas previsões sobre o mercado”, afirmou um analista entrevistado pelo portal americano Market Watch. Além do peso imprevisível da saída da Grã-Bretanha da UE e como esse complexo movimento em termos institucionais, também é temerária a possibilidade de o “Brexit” motivar outras saídas do bloco.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O que estamos vendo agora é o mercado reagindo com um choque completo e perplexidade sobre os desdobramentos dos resultados. Os volumes são magros, mas estamos vendo movimentos sem precedentes nos mercados financeiros”, disse outro especialista em conversa com a CNBC. Embora o “Brexit” tenha conquistado força com a aproximação do referendo, a maior parte dos atores do mercado duvidava que o povo britânico fosse, de fato, votar pela saída.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.