Entenda o que a Apple tem a ver com a queda do Ibovespa nesta quinta

Mercado terminou o dia em baixa e deve parte da queda ao movimento das ações da empresa

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A queda do Ibovespa, que subia até as 16h (horário de Brasília) puxado pelo desempenho positivo da Vale (VALE3; VALE5), intrigou alguns investidores. O movimento foi brusco e seguiu perfeitamente a derrocada do fim do pregão dos índices norte-americanos Dow Jones e S&P 500. 

Segundo o trader da Daycoval Investimentos, Daniel Ximenes Almeida, os investidores estão cautelosos antes da confirmação da admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado e de uma divulgação mais clara de quais realmente serão os nomes da equipe econômica de uma eventual gestão do vice-presidente Michel Temer. 

Por causa disso, o mercado aproveitou a queda lá fora para realizar os ganhos dos últimos dois pregões, nos quais o benchmark da bolsa fez 5,04% de alta. “Todo mundo vê uma realização lá fora e começa a corrigir. Aqui veio junto com o movimento externo”, explica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E o que puxou o moviemento externo? Dois fatores: o primeiro é a decisão decepcionante do BoJ (Bank of Japan) em não dar mais estímulos à economia japonesa mesmo com a deterioração da atividade econômica do país. O segundo é a fala do megainvestidor bilionário Carl Icahn de que zerou sua posição na Apple. 

Os comentários de Icahn fecham uma semana de pesadelo para as empresas de tecnologia norte-americanas. Com a exceção do Facebook, quase todas tiveram retração após uma série de resultados decepcionantes. É o caso de Microsoft e Alphabet, por exemplo.

O recuo, que foi o maior em três anos para a empresa, puxou a derrocada final dos índices dos EUA, que coincidiu com o movimento do Ibovespa. 

Continua depois da publicidade

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; CLIQUE AQUI e baixe!

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa