ETF brasileiro sobe 3,3% em Tóquio, após derrota do governo na comissão do impeachment

Dos 65 votos, 38 deputados foram a favor do relatório e 27 contra; para economista, mercado já precificava vitória, mas com margem de 'apenas' cinco votos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Embora a Bovespa esteja fechada, investidores podem ter uma ideia do que esperar do mercado na próxima sessão após derrota do governo na comissão do impeachment. O NEXT FUNDS Ibovespa Linked ETF – um fundo negociado em Bolsa que investe em ações brasileiras – disparava 3,3% na Bolsa de Tóquio perto das 22h (horário de Brasília), após comissão ter aprovado na noite desta segunda-feira o parecer sobre impeachment de Dilma Rousseff. Dos 65 votos, 38 deputados foram a favor do relatório e 27 contra.

Antes do resultado, Roberto Padovani, economista do banco Votorantim, comentava que o mercado já precificava aprovação do impeachment na comissão. O que estaria em jogo seria mais a dinâmica dos votos, indicando a probabilidade de o impeachment ser aprovado. Para ele, o que estava no preço era uma vitória da oposição por margem de 5 votos. 

Se a margem de aprovação for maior que isso, será um sinal de que o sentimento pró-impeachment continua em alta; se a margem for menor, as atenções se voltam para a votação em plenário, comentou. Mais cedo, um relatório da Eurasia apontava que o impeachment deveria passar com uma margem de 10 a 15 votos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como se dará o processo agora?
Após a publicação da decisão da comissão, 48 horas depois, o parecer entrará na pauta de votações da Câmara, como primeiro item a ser discutido e votado. A previsão, até o momento, é que a discussão seja iniciada na próxima sexta-feira (15). A votação em si deve ocorrer no próximo domingo (17). 

Para ser aprovado, serão necessários os votos de dois terços dos deputados, ou seja, 342, dos 513 parlamentares. Se aprovado, o parecer será encaminhado ao Senado, que analisará a admissibilidade do processo em sessão plenária. Se o relatório não obtiver os 342 votos na Câmara, a denúncia será arquivada.