Europa tem repique de olho em Yellen, mas Ásia cai de novo em meio à preocupação com bancos

Após dois dias de expressiva queda, as bolsas europeias têm um repique, enquanto Ásia cai; preocupação com bancos seguem no radar

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A quarta-feira é bastante movimentada para os mercados mundiais, o que se deve refletir na abertura da Bovespa às 13h (horário de Brasília), após ficar fechada na segunda e na terça por conta do Carnaval.

Após dois dias de expressiva queda, as bolsas europeias têm um repique, com o alemão DAX em alta de 2,31% e o francês CAC 40 em alta de 2,21%, com todos os olhos voltados para o discurso da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, às 13h, dando a interpreteção da autoridade monetária sobre os dados recentes.

O petróleo também tem recuperação após dias de turbulência em meio às preocupações com o excesso de oferta. O brent sobe 2,08%, a US$ 30,95 o barril, enquanto o WTI sobe 1,86%, a US$ 28,46. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por outro lado, as bolsas asiáticas caíram nesta quarta-feira devido às crescentes preocupações com a saúde dos bancos mundiais, particularmente na Europa, levando os investidores a procurar ativos seguros como o iene, que chegou à máxima de 15 meses ante o dólar.

O índice Nikkei, do Japão, que tombou mais de 5% na terça-feira, recuou 2,31% nesta quarta-feira. O índice chegou a recuar 4% durante a sessão e tocou a mínima de 16 meses com a queda das ações bancárias e o fortalecimento do iene dando um golpe na confiança.

A adoção de taxa de juros negativa pelo banco central japonês não tem dado nenhum suporte, e o índice já acumula queda de mais de 10% desde a decisão surpreendente do banco no dia 29 de janeiro. Às 7:44 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,2%, enquanto os mercados chineses permaneciam fechados nesta semana para os feriados do Ano Novo Lunar.

Continua depois da publicidade

Os mercados acionários foram afetados no começo da semana pelas preocupações com a saúde do setor bancário da zona do euro, já que a política monetária muito expansiva é considerada como algo que pode diminuir o lucro dos bancos e sua capacidade de pagar dívidas.

(Com Reuters)

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.