Os eventos que você precisa acompanhar para voltar a operar depois do feriado

Veja o que de principal ocorrerá no mercado nos próximos dias e como os investidores devem reagir

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Nestes últimos cinco dias, o Ibovespa subiu 0,45%, ganhando força principalmente das expectativas de que o Federal Reserve não eleve os juros em março. Nesta semana de volta do Carnaval, ainda será importante olhar para o Fed. Os economistas tiveram opiniões bem diversas sobre quais serão os próximos passos do banco central dos Estados Unidos após os dados de emprego divulgados nesta sexta, que mostraram por um lado um aumento menor que o esperado das novas vagas e por outro um ganho salarial muito acima das expectativas. 

Na quarta-feira (10) às 13h (horário de Brasília), a presidente do Fed, Janet Yellen, discursará. Será vista então qual foi a interpreteção da autoridade monetária sobre os dados recentes. Para a economista da ARX Investments, Solange Srour, a sinalização será de cautela como na última reunião. “Ficou muito claro que em março não vamos ter uma subida. Eles já manifestaram uma postura mais cautelosa, mas em hipótese alguma eles vão fechar as portas para elevações de juros nas próximas reuniões”, afirma. 

Além das falas do Fed, a semana ainda trará dados importantes na Europa como o PIB (Produto Interno Bruto) e a produção industrial da zona do euro. Os indicadores serão importantes para sabermos os próximos passos do BCE (Banco Central Europeu). “Eles vão tentar sempre segurar o mercado com um discurso de mais estímulos, embora o mais importante agora seja um ajuste estrutural”, explica a economista. Segundo ela, essa será provavelmente uma boa notícia para os mercados. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda durante os próximos dias pode sair o rebaixamento do rating brasileiro pela agência de classificação de risco Moody’s. No entanto, Srour acredita que este será quase um “não evento” porque o Brasil já perdeu o grau de investimento e todo mundo concorda que os fundamentos econômicos do País já estão muito ruins. 

A seguir, os destaques da agenda econômica semanal:

PIB da zona do euro
Divulgado na sexta-feira (12) às 8h, o PIB da zona do euro relativo ao quarto trimestre de 2015 deve registrar um avanço de 0,3% de acordo com a expectativa do Bradesco. 

Continua depois da publicidade

Vendas do varejo nos EUA
Também na sexta, mas às 11h30, sairão as vendas no varejo dos Estados Unidos, que devem ter um crescimento de 0,1% de acordo com o banco. 

Para ver a agenda completa da semana que vem, clique aqui.

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa