Souza Cruz fechará fábrica após aumento do IPI sobre cigarros: “foi a gota d’água”

E, em meio a situação difícil que vive a economia atual, mais postos de trabalho serão perdidos; a unidade gera 240 empregos diretos e 50 serão realocados, mas 190 postos serão perdidos

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Souza Cruz, que fechou o capital no final do ano passado, deixando investidores estarrecidos por ser considerada por muitos deles “a melhor ação da história”, anunciará o fechamento imediato de uma fábrica no Rio Grande do Sul, no município de Cachoerinha após a escalada do IPI, segundo informações do Valor Econômico. 

A fábrica produz 12  bilhões de unidades de cigarros ao ano, de um total pouco maior que 50 bilhões produzidos pela companhia no Brasil. 

“Não é uma decisão tomada por vontade própria, mas pela existência de uma escalada expressiva no aumento de impostos, que vem prejudicando o consumo”, afirmou o diretor financeiro da empresa, Leonardo Senra, ao jornal. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta semana, o governo anunciou aumento do IPI sobre cigarros a partir de maio. A alíquota atual, de 60%, valerá até 30 de abril, subindo para 63,3% a partir de 1º de maio, e depois terá nova alta em 1º de dezembro, para 66,7%. A medida afeta os preços do maço, box e vintena dos produtos. Segundo Senra, o anúncio “foi a gota d’água” para decidir pelo fechamento da fábrica.

E, em meio a situação difícil que vive a economia atual, mais postos de trabalho serão perdidos; a unidade gera 240 empregos diretos e 50 serão realocados, mas 190 postos serão perdidos. No total, essa fábrica, gerava cerca de 1.000 empregos, entre diretos e indiretos.

A produção no país, contudo, não sofrerá redução total dos 20% que a fábrica representa, havendo realocação de produção nas demais unidades, informou o Valor.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Carteira InfoMoney bateu Ibovespa em 8 pontos em janeiro; você já baixou?

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.