Verde Asset defende compra de ações “de qualidade” após quedas da Bovespa

"Queda na bolsa brasileira permite lentamente acumular posições em empresas de qualidade a múltiplos atrativos”, diz a carta do fundo gerido por Luis Stuhlberger

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – SÃO PAULO – Em carta comentando dezembro, quando teve um desempenho de 1,04%, a Verde Asset destacou que a queda na Bovespa, com o benchmark em baixa de 13% em 2015, permite lentamente acumular posições em empresas de qualidade a múltiplos atrativos. O fundo segue comprado em dólar contra o real, o renminbi e o euro, além de comprado em juro real no Brasil, assim como mantém posições (um pouco menores que o padrão recente) em ações globais.

O relatório do fundo gerido por Luis Stuhlberger ressalta que, em dezembro, teve ganhos em posições de moeda, especialmente em real e o renminbi chinês, e também na posição de juro real, e perdas principalmente no livro de ações globais. “Completamos um volátil e difícil ano de 2015 com ganhos substanciais em moedas e renda fixa, enquanto o livro de ações teve uma pequena perda, vinda da parte brasileira”. No ano, os ganhos acumulados foram de 28,67%, ante 13,23% do CDI. 

O relatório de estratégia da equipe do Verde destaca ainda que o mês de dezembro trouxe diversos eventos relevantes que terão impactos ao longo de 2016. 

No Brasil, houve três grandes eventos: “(i) a troca do Ministro da Fazenda, com Nelson Barbosa assumindo o lugar de Joaquim Levy; (ii) o Supremo Tribunal Federal regulando o rito de impeachment, o que ajudou a reduzir a probabilidade efetiva deste; e (iii) o aprofundamento do credit crunch, chegando a empresas de primeira linha, simbolizado por uma grande concessionária de transportes precificando uma emissão de debentures a 124% do CDI (quase 18%, imaginemos quanto estão pagando as empresas menores)”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no contexto global, houve quatro eventos importantes: (i) a primeira alta de juros pelo Federal Reserve americano; (ii) a aceleração do processo de desvalorização da moeda chinesa; (iii) sinais de que o Banco Central do Japão (BOJ) e o Banco Central Europeu (BCE) têm menos capacidade de afrouxar suas políticas do que se imaginava; e (iv) continuidade da queda do preço do petróleo, chegando aos níveis mais baixos da última década. 

As consequências de todos esses acontecimentos já estão impactando os preços de ativos nesses primeiros dias de 2016″, ressalta o relatório. 

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo:

Continua depois da publicidade

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers