Bolsas nos EUA caem mais de 3% por preocupações com China

O índice S&P 500 recuou 3,19 por cento, a 1.970 pontos, enquanto o Dow Jones caiu 3,12 por cento, a 16.459 pontos

Reuters

Publicidade

O índice S&P 500 teve a maior queda percentual diária nesta sexta-feira em quase quatro anos, conforme temores de uma desaceleração global liderada pela China continuaram a agitar os investidores.

O índice S&P 500 recuou 3,19 por cento, a 1.970 pontos, enquanto o Dow Jones caiu 3,12 por cento, a 16.459 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 3,52 por cento, a 4.706 pontos.

Na semana, o S&P 500 acumulou queda de 5,8 por cento, a maior perda semanal desde setembro de 2011. Os índices Dow Jones e Nasdaq acumularam baixas de 5,8 por cento e 6,8 por cento, respectivamente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dados sobre a China mostraram que seu setor industrial encolheu ao seu ritmo mais rápido desde o ápice da crise financeira de 2009, exacerbando preocupações com a saúde da economia chinesa e dúvidas se o governo tomará novas medidas para conter a desaceleração.

“As pessoas estão usando a China como a principal desculpa para vender”, disse o vice-presidente sênior da Cuttone & Co, Keith Bliss.

“Muitas pessoas sabem que isso foi muito exagerado. Estão apenas esperando e vão voltar na próxima semana”.

Continua depois da publicidade

A venda foi generalizada, com todos os 10 principais índices setoriais do S&P no vermelho. O setor de energia, com baixa de 2,6 por cento, teve um dos piores desempenhos, conforme os preços do petróleo nos EUA caíram abaixo de 40 dólares o barril pela primeira vez desde a crise financeira em 2009.

O índice de volatilidade, uma medida do prêmio que operadores estão dispostos a pagar por proteção contra a queda do S&P 500, disparou 48,3 por cento para 28,38, o maior patamar desde outubro.

As ações da Apple caíram 4,6 por cento, 107,44 dólares, com investidores ainda preocupados com as perspectivas para a China, um mercado chave para o crescimento da fabricante do iPhone. O papel da empresa foi a maior influência negativa sobre os índices S&P 500 e Nasdaq.

O volume de negócios foi intenso nesta sessão, com cerca de 10,36 bilhões de ações sendo negociadas nas bolsas norte-americanas, muito acima da média de 6,85 bilhões até agora no mês, segundo dados da BATS Global Markets.