Não é apenas a Grécia: veja outros 4 eventos para ficar de olho na próxima semana

Em semana de feriado, indicadores no Brasil e no exterior podem agitar o mercado nos próximos dias

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A semana chega ao fim de forma negativa para o Ibovespa, que recuou 2,77% nos últimos 5 pregões, seguindo o clima de indecisão em todo o mundo. Este cenário ocorre antes do plebiscito que ocorre na Grécia neste domingo, onde a população votará sobre aceitar ou não as medidas de austeridade da União Europeia sobre o país. Ainda no cenário externo, teremos a divulgação da ata da última reunião do Fomc nos EUA, que trarão a opinião do Fed sobre a economia local e podem ajudar a indicar quando a autoridade espera iniciar a alta de juros.

Ainda entre os principais destaques da semana, na quarta-feira (8) será divulgado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho. Considerada a medida oficial de inflação do País, especialistas não esperam grande novidade no indicador, que deve subir novamente e chegar a 9% no acumulado de 12 meses.

Porém, esses indicadores não devem tirar o mercado de sua “paralisia”. Com tantas dúvidas e temores dos investidores tanto no ambiente interno quanto no exterior, a Bolsa não tido um rumo definido nos últimos meses. E segundo o analista Angelo Larozi, da Walpires Corretora, apenas uma surpresa no lado político brasileiro pode ter algum impacto no mercado. Para ele, os indicadores já estão precificados e nem mesmo o resultado do plebiscito na Grécia deve ter tanto impacto, já que os investidores tendem a preferir esperar o desenrolar do resultado a tomar uma decisão apenas pela vitória do “sim” ou “não”. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fora da agenda de indicadores, destaque para uma possível mudança de exposição à Bolsa do fundo de pensão dos funcionários da Petrobras, o Petros. Segundo informação do Valor Econômico, na segunda-feira ocorre uma reunião para analisar uma lista de 12 empresas nas quais o fundo poderá reduzir ou zerar sua participação. Vale ficar atento ainda para a mudança do índice FTSE, que pode retirar os papéis da Telefônica (VIVT4) e afetar a companhia na Bolsa. Por fim, há o feriado na quinta-feira (9), que apesar de deixar a Bovespa fechada, não tira a importância de acompanhar os ADRs das empresas brasileiras em Nova York.

Confira os principais destaques da agenda da próxima semana:

IPCA
O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) é utilizado pelo Banco Central do Brasil para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação. É um índice mensal, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A expectativa compilada pela LCA Consultores é que o indicador fique em 0,89% em junho, levando o acumulado de 12 meses para 9%.

Continua depois da publicidade

Ata do Fomc
O Fomc (Federal Open Market Committee) revela a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve. No documento, a autoridade explica melhor sua visão da economia que levou a decisão de manter os juros no encontro realizado no mês passado. O mercado tem ficado atento para tentar antecipar quando serão elevados os juros no país.

China
Serão apresentado os dados de inflação ao consumidor, o CPI (Consumer Price Index), e a inflação ao produtor, PPI (Producer Price Index). Dado o atual cenário econômico do país e sua redução de crescimento, o mercado aceita melhor resultados maiores de inflação, diferente do que ocorre no Brasil, por exemplo. Segundo a LCA, o PPI deve se manter em -4,60%, enquanto a inflação ao consumidor deve subir de 1,20% para 1,40%.

Pnad Contínua
A ser divulgado no feriado de quinta, o indicador mostra informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, com o principal dado de taxa de desemprego do País. APnad Contínua investiga 211.344 domicílios particulares permanentes em aproximadamente 16.000 setores censitários, distribuídos em cerca de 3.500 municípios. Segundo a equipe do Credit Suisse, o desemprego deve subir de 8% em abril para 8,2% em maio, o que representará uma alta de 0,9 ponto percentual da taxa de desemprego nacional na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Outros indicadores:

Initial Claims
Esse índice mede o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA e é utilizado como um termômetro da atividade econômica local. Ordens acima dos 400 mil refletem uma situação preocupante no mercado de trabalho.

Trade Balance
A balança comercial dos EUA é divulgada mensalmente pelo Departamento de Comércio do país. As importações podem obstruir o crescimento doméstico ou impor pressões competitivas sobre os produtores locais. Já as exportações normalmente impulsionam o produto interno.

Para conferir todos os eventos da semana, veja a agenda InfoMoney clicando aqui.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.