Solução para crise grega fica mais próxima e anima mercados mundiais; euro cai

Os tempos de maior temor de que a Grécia saia da zona do euro ficam temporariamente para trás e investidores passam a apostar em acordo com credores

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As bolsas mundiais seguem em alta nesta terça-feira (23) com expectativas de que a Grécia chegue a um acordo com os seus credores internacionais apesar da cautela demonstrada pela Alemanha. O efeito colateral disso é que o euro recua com o temor de que uma resolução da crise grega abra caminho para que o Federal Reserve eleve os juros dos Estados Unidos antes do esperado. 

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reiterou nesta segunda-feira que seu governo está buscando um acordo com os credores que resolveria as necessidades de financiamento do país, dizendo que a bola está agora no campo dos credores europeus. “Estamos buscando uma solução abrangente e viável, que será seguida por um pacote de crescimento forte e que ao mesmo tempo torne a economia grega viável”, disse ele a repórteres.

No fim de semana a Grécia apresentou uma proposta de acordo que incluía mudanças sobre a incidência de tributos sobre alimentos e setor hoteleiro para aumentar as receitas fiscais e abolição de aposentadorias antecipadas, gerando uma economia de 200 milhões de euros. Também está previsto uma redução nas pensões complementares mais altas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os indicadores econômicos, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade nos setores industrial e de serviços, subiu para 54,1 em junho, de 53,6 em maio, atingindo o maior patamar em 49 meses, segundo dados preliminares publicados hoje pela Markit Economics. O resultado superou a previsão de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que era de estabilidade do indicador a 53,6. Leituras acima de 50,0 indicam expansão da atividade.

Ásia
Os mercados acionários asiáticos fecharam em alta nesta terça-feira depois que as últimas propostas orçamentárias da Grécia aumentaram as esperanças de que o país conseguirá afastar o default da dívida e alcançar um acordo com credores nesta semana.

“O fato de que parece que algo vai acontecer para a Grécia está realmente melhorando o humor do mercado”, disse a economista de mercados sênior do Sumitomo Mitsui Trust Bank Ayako Sera. “Mas estes movimentos para cima não estão baseados em fundamentos”, ponderou.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)