China desaba 6% com onda de IPOs e novas medidas de regulação; Europa se recupera

Bolsas mundiais sobem com rumores de que o contágio grego não será tão grande quanto o esperado, mas chineses destoam

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de repetidas quedas por causa dos temores de um default da Grécia, as bolsas europeias sobem nesta sexta-feira (19) com especulação de que mesmo com crise de liquidez o país não causará contágio. Já o grande destaque das bolsas mundiais hoje são os índices chineses, que caíram forte corrigindo o rali recente. 

As ações do índice Xangai despencaram mais de 6%, a 4.478 pontos, acumulando queda de mais de 9% da semana e de mais de 10% ante máxima atingida no começo de junho. A correção desta semana foi causada por novas medidas de reguladores para apertar o financiamento de margens – um importante motor por trás do rali frenético do mercado – e foi piorada por uma onda gigante de ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês), que aumentou muito a oferta de papéis.

No Japão, o banco central do país manteve a política monetária e sua avaliação otimista sobre a economia nesta sexta-feira, sinalizando sua convicção de que a inflação irá atingir a meta de 2% sem estímulo monetário adicional. O índice Nikkei subiu 0,92%, a 20.174 pontos. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como esperado, o BoJ (Bank of Japan) reiterou sua promessa de elevar a base monetária, ou dinheiro e depósitos no banco central, a um ritmo anual de 80 trilhões de ienes (US$ 648 bilhões) através de compras de títulos do governo e ativos de risco. O banco central também informou que vai reduzir o número de reuniões de política monetária para oito a cada ano, contra as atuais 14.

Na Europa, os ministros das Finanças da zona do euro vão realizar outra reunião em Bruxelas na segunda-feira às 10h (horário de Brasília) sobre a Grécia para preparar a cúpula de líderes da zona do euro que começa às 14h, afirmou o presidente do grupo, Jeroen Dijsselbloem.

Entre os indicadores, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha ficou estável em maio ante abril, segundo dados publicados hoje pela agência de estatísticas do país, a Destatis. O resultado veio abaixo da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam alta de 0,2%. Na comparação anual, o PPI alemão recuou 1,3% em maio, mais do que a queda prevista de 1,1%.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)