BTG traça horizonte positivo para elétricas e destaca 4 catalisadores para o 2º semestre

Banco escolhe Equatorial, Eletropaulo e Energias do Brasil como top picks do setor e vê reservatórios terminando 2015 em 30% da capacidade graças à estagnação econômica

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório, o BTG Pactual, reiterou o bom desempenho das companhias de energia elétrica mais expostas ao segmento de distribuição e manteve o call: “é o melhor lugar para ficar”. As ações com maior potencial de alta segundo o banco de investimentos são Equatorial (EQTL3), Eletropaulo (ELPL4) e Energias do Brasil (ENBR3). Para o banco, os retornos melhores e o fim das tarifas subsidiadas de energia são drivers de bom desempenho e, melhor que isso, as ações de distribuidoras de energia continuam mais baratas que as demais no setor e ainda expostas a melhorias no curto prazo. 

O research assinado por Antonio Junqueira, João Pimentel e Júlia Ozenda lembra que a Celpa está lutando para um reconhecimento maior das perdas regulatórias ao mesmo tempo em que Eletropaulo e Energias do Brasil ainda podem se beneficiar da revisão das tarifas de energia que continua ocorrendo. 

As companhias elétricas em geral sofreram em 2012 com a Medida Provisória 579, que fez com que as empresas renovassem os contratos de concessão com o governo sob o compromisso de não elevar os preços da energia. Com o choque na oferta causado pela seca, obrigando as companhias a comprar energia de termelétricas, mais caras do que as hidrelétricas, os custos ficaram maiores e não puderam ser repassados aos preços, trazendo grandes prejuízos para o setor, que, teoricamente, é um dos mais seguros e previsíveis da Bolsa. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BTG ainda aumentou as recomendações de Alupar (ALUP11) e Copel (CPLE5) de volta para compra e mostrou que bons ventos estão vindo para o setor de energia. Alupar estaria operando com uma atrativa TIR (Taxa Interna de Retorno) de 9% de rentabilidade real, ou seja, subtraindo-se a inflação. Já a Copel pode ver sua TIR de 11% se beneficiar do fim dos descontos nas tarifas. 

Estagnação ajuda reservatórios
Em situação de perigo por conta da seca, os reservatórios brasileiros estão se beneficiando da fraca economia brasileira e da alta nos preços das tarifas de energia, que reduzem o consumo. Para o BTG, se a demanda continuar baixa até o fim de 2015 e as chuvas ficarem dentro da média histórica para a estação seca, os reservatórios podem chegar ao fim de 2015 com 30% da capacidade, contra os 21% de 2014. 

Em maio, os reservatórios brasileiros terminaram o mês operando com 36,9% da capacidade, que a equipe de análise do BTG considera como “consideravelmente mais” do que os 20,6% registrados em janeiro e apesar dos níveis pluviométricos decepcionantes do verão.

Continua depois da publicidade

4 eventos positivos no 2º semestre
Na segunda metade de 2015, há quatro eventos que podem ocorrer que serão benéficos às ações de elétricas. São eles:

1. Resgate da GSF
Operação que enfrenta oposição da equipe técnica da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Apesar disso, o conselho da agência pode mudar a opinião dos técnicos e levar a um resgate que será menor do que as empresas esperam. 

2. Pagamentos residuais
Com os cálculos do RBSE perto de serem concluídos, podem sair os pagamentos que são importantes para Eletrobras e Transmissão Paulista. 

3. Revisão tarifária
A revisão das tarifas da Eletropaulo e da Celpa deve ocorrer em julho. Os números preliminares já saíram, mas o órgão regulador, a Aneel, pode ainda mudar alguns detalhes, como a base de ativos a serem regulados e a parcela B. O BTG lembra que em outubro a Energias do Brasil devem ter revisão das tarifas também. 

4. Privatização
A privatização das concessões de distribuição da Eletrobras é a questão mais importante agora e deve começar no segundo semestre. Vale lembrar que a companhia controla oito concessões e a venda dos ativos pode criar oportunidades para concessões melhores administradas.