Ações e DIs subindo juntos? Analistas veem 2 notícias que explicam dia atípico na Bolsa

Com a tributação de proventos mais distante e a Grécia mais próxima de um acordo, o mercado deixou de lado qualquer cautela por questões macroeconômicas brasileiras

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Esta quarta-feira (10) é um dia atípico na Bolsa, com o Ibovespa disparando ao mesmo tempo em que os juros DI sobem forte. Pela manhã as notícias que apareceram para o investidor eram quase todas negativas. Em julho o Brasil pode ter seu rating soberano rebaixado, segundo o Valor Econômico, e a inflação subiu mais do que o esperado pelo mercado em maio. Isso explica a alta dos juros, mas por que então as ações sobem?

Uma explicação forte aparece em uma notícia do Valor Econômico segundo a qual a Receita Federal e a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda não estão dispostos a a lançar mão de medidas de tributação de lucros e dividendos obtidos por investidores estrangeiros para aumentar as receitas do governo. Como a medida provavelmente afastaria investimentos externos e de empresas locais, a equipe do ministério acredita que não seria uma boa ideia usar deste tipo de medida para fortalecer o ajuste fiscal. Isso também seria uma indicação de menor possibilidade de vermos a extinção dos juros sobre capital próprio (JCP), que tanto preocupou investidores este ano. 

O analista da Rico Corretora, Roberto Indech, diz que esta explicação faz todo o sentido dentro do cenário que observamos hoje, uma vez que as ações de setores como o dos bancos, que foram muito prejudicadas justamente pelos rumores de tributação dos proventos, hoje, são as que puxam a alta do índice, junto com a Vale (VALE3; VALE5), que segundo relatório do BTG Pactual divulgado no mês passado, seria a ação mais prejudicada com o fim dos JCP de todo o Ibovespa ao lado de Ambev. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na mesma linha, o analista da Spinelli, Elad Revi, disse que os dois maiores drivers da sessão para o mercado de ações hoje são esta redução dos temores sobre tributação de proventos e o arrefecimento das tensões acerca do pagamento da dívida da Grécia. Segundo informação da Reuters, o governo grego está disposto a aceitar uma meta maior de superávit primário para o ano atual, a fim de atender às demandas dos credores, afirmou uma graduada fonte do governo de Atenas nesta quarta-feira.

Assim, a proximidade de um acerto dos gregos com a Comissão Europeia, o BCE (Banco Central Europeu) e o FMI (Fundo Monetário Internacional) ajuda a aumentar o otimismo para as ações em um dia que tinha tudo para ser dos vendidos em Bolsa. 

Tópicos relacionados