Em busca do ajuste, Levy estuda extinguir juros sobre capital próprio, diz Estadão

Pelo cálculo de especialistas, se não houvesse o JCP, o Tesouro teria recolhido cerca de R$ 14 bilhões a mais em 2014; no sábado, a Veja havia destaca que o ministro da Fazenda busca tributar dividendo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações da coluna de Sonia Racy, do jornal O Estado de S. Paulo, entre as possibilidades em estudo pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy para ajudar no ajuste fiscal, está a extinção de incentivo fiscal criado em 1995 com a finalidade de impulsionar o mercado de ações – os juros sobre capital próprio.

Esta é uma das maneiras de distribuir lucros, sendo que a outra maneira é por meio do pagamento de dividendos. A coluna destaca que esta medida atingiria as maiores empresas e bancos de capital aberto do Brasil e que a Receita Federal já tentou muitas vezes acabar com este beneficio, sem sucesso.

Pelo cálculo de especialistas ouvidos pela colunista do Estadão, se não houvesse o JCP, o Tesouro teria recolhido cerca de R$ 14 bilhões a mais em 2014. Um dos pontos apontados por defensores da medida é que, se ela for aprovada, minimizaria críticas segundo as quais o ajuste estaria atingindo, em maior escala, o chamado “andar de baixo”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vale lembrar que, segundo informações do último sábado da Coluna Radar Online, da Veja, Levy tem estudado propostas para elevar a arrecadação, sendo que uma delas é um imposto sobre dividendos, além de imposto sobre a herança. 

Em dezembro do ano passado, o rumor de tributação de dividendos e a extinção dos juros sobre capital próprio fizeram a Bolsa afundar. Na época, o então ministro da Fazenda Guido Mantega destacou que não havia enviado uma proposta deste tipo

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.