Empresa holandesa Arcadis é vítima colateral de escândalos no Brasil

O crescimento da companhia foi liderado pela demanda em recuperação na Europa, Oriente Médio e Ásia, mas a companhia foi atingida pelo escândalo de corrupção que atinge atualmente o setor de petróleo brasileiro

Reuters

Publicidade

AMSTERDÃ – Um recuo acentuado nas receitas provenientes do Brasil e contínuas quedas em seus mercados da América do Norte mantiveram o crescimento da receita bruta antes de aquisições da empresa holandesa de engenharia Arcadis em apenas 1 por cento no primeiro trimestre.

O crescimento da companhia foi liderado pela demanda em recuperação na Europa, Oriente Médio e Ásia, mas a companhia foi atingida pelo escândalo de corrupção que atinge atualmente o setor de petróleo brasileiro.

A rival holandesa SBM Offshore está sendo investigada por autoridades brasileiras e pagou multas recordes por propinas. O escândalo levou a uma desaceleração das encomendas nacionais, o que motivou um declínio de 15 por cento das atividades brasileiras da Arcadis.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente-executivo da Arcadis, Ian McArthur, disse que a companhia precisa se ajustar a uma “nova realidade” no Brasil, tendo insistido que a Arcadis está posicionada no país no longo prazo.

“Uma queda de 15 por cento é claramente um recuo sério, então ajustamos a capacidade dos projetos que temos atualmente e antecipamos ter”, disse.

A companhia disse permanecer a caminho de atingir receita e lucro “significativamente” melhores em 2015, embora suas margens do primeiro trimestre tenham recuado, parcialmente por conta da aquisição da rival de menor porte Hyder no ano passado.

Continua depois da publicidade

A receita bruta subiu 40 por cento na comparação anual ajudada por aquisições, enquanto o crescimento orgânico da receita bruta ficou em 1 por cento. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização subiu 35 por cento, para 59,4 milhões de euros, superando levemente as previsões.

Mercados emergentes, incluindo o Brasil, responderam por 29 por cento das receitas líquidas do ano passado.