Bolsas dos EUA têm forte queda com China, Grécia e resultados corporativos

A queda no mercado norte-americano seguiu ao forte declínio nas bolsas externas, e todos os 10 principais índices setoriais do S&P 500 perderam terreno

Reuters

Publicidade

NOVA YORK – O S&P 500 registrou sua maior perda percentual desde 25 de março nesta sexta-feira, com os investidores evitando assumir riscos em meio a uma nova regulamentação dos negócios com ações na China, renovadas preocupações sobre a Grécia ficar sem dinheiro e resultados corporativos mornos nos Estados Unidos.

A queda no mercado norte-americano seguiu ao forte declínio nas bolsas externas, e todos os 10 principais índices setoriais do S&P 500 perderam terreno.

O índice Dow Jones caiu 1,54 por cento, a 17.826 pontos, o S&P 500 perdeu 1,13 por cento, a 2.081 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuou 1,52 por cento, a 4.931 pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na semana, o Dow Jones caiu 1,3 por cento, o S&P perdeu 1 por cento e Nasdaq recuou 1,3 por cento.

Entre as maiores quedas, o índice do setor financeiro do S&P recuou 1,3 por cento, com as ações da American Express, componente do Dow, caindo 4,4 por cento, para 77,32 dólares, depois de a receita da empresa de cartão de crédito ter ficado abaixo das estimativas dos analistas, em parte devido ao impacto cambial.

A Honeywell International e a General Electric culparam o dólar forte por receita menor. As ações da Honeywell caíram 2,1 por cento, a 101,70 dólares, enquanto as ações da GE caíram 0,1 por cento, a 27,25 dólares.

Continua depois da publicidade

“Ainda é muito cedo para dizer como serão os resultados corportativos do trimestre, mas não temos tido muitas surpresas positivas. E é isso que precisamos ver”, disse o executivo-chefe da Sarhan Capital, em Nova York, Adam Sarhan.

O regulador do mercado de valores mobiliários da China recomendou aos investidores para serem cautelosos, após as ações chinesas atingirem os níveis mais altos em sete anos. A China permitiu que os gestores de fundos emprestem ações para vendas a descoberto, mas há expectactiva que possa haver novas mudanças.

O índice futuro de ações chinesas caiu 3,4 por cento e os mercados europeu e norte-americano seguiram o movimento.

Participantes do mercado também mostraram preocupação de que a Grécia possa deixar a zona do euro, enquanto tenta fazer reformas em sua economia em meio a uma grande dívida. A Grécia desmentiu relatos de que teria que usar suas últimas reservas em caixa para pagar os salários dos funcionários públicos.