Passado “apagão”, hoje é dia de comprar elétricas, diz analista

O analista Flávio Conde recomenda compra neste pregão das ações da Copel e Cemig no setor de energia

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Passado o dia extremamente negativo na véspera depois do apagão que atingiu dez estados e o Distrito Federal, a sessão desta terça-feira (20) pode abrir uma boa oportunidade para compra no setor.

O analista Flávio Conde recomenda compra neste pregão das ações da Copel (CPLE6) e Cemig (CMIG4) no setor. Fora das elétricas, mas também grandes consumidoras de energia e que foram fortemente penalizadas na véspera, ele indica os papéis da Braskem (BRKM5), Gerdau (GGBR4), Vale (VALE3; VALE5), Paranapanema (PMAM3) e Ferbasa (FESA4), que devem recuperar parte das perdas nesta terça-feira.

Ontem, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse que o apagão que atingiu Sul, Sudeste e Centro-Oeste foi causado por problemas técnicos em uma linha de transmissão de Furnas, que faz a ligação Norte-Sul da rede da companhia administrada pelo Grupo Eletrobras (ELET3; ELET6). Acreditando na explicação ou não, a questão é a que a dinâmica do mercado, ao menos por enquanto, caminhará dessa maneira: “a cada dia sem apagão, as ações do setor elétrico poderão subir um pouco”, disse Conde. Para ele, o mercado ficará no meio-termo até que alguma decisão seja tomada sobre um possível racionamento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vale mencionar que já começam a aumentar os burbirinhos de que um racionamento não deve demorar muito a ser anunciado. Em reportagem do jornal Valor, a piora nos níveis dos reservatórios fez ganhar força novamente no governo a discussão sobre a adoção de medidas para racionalização do uso de energia elétrica.