UBS vê fim de rali e recomenda venda de ações na Bovespa

Além da corrida às urnas no âmbito nacional, o banco suíço ainda lembra que o cenário externo pode aumentar os riscos do momento

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – O ceticismo com relação ao desempenho do mercado brasileiro chegou, nesta terça-feira (29), à instituição financeira suíça UBS, que, em relatório a investidores, recomendou que seus clientes vendam ações na Bovespa. Para o estrategista do banco, Geoffrey Dennis, o momento é de cautela e avaliação “underweight” (ou seja, abaixo da média do mercado) para as ações brasileiras, visto que os ganhos da Bolsa no período parecem exagerados se fundamentos forem mais levados em conta.

“Como um investidor disse para nós há muitas semanas, a única questão sobre as ações brasileiras é ‘quando vender’. Até o momento, a resposta certa havia sido ‘ainda não’. Com esse relatório, afirmamos que a resposta é ‘agora'”, escreveu Dennis. Segundo ele, as ações brasileiras estão sendo negociadas a uma relação média de 11,2 vezes os lucros estimados por papel – taxa similar às de seus pares emergentes, mas com um prêmio de 33% em relação à média recente de 8,5 vezes.

Para Dennis, o cenário eleitoral inspirou fortes especulações sobre possíveis mudanças na política econômica do País, mas os mandatos de reformas estruturais podem ser fracos. “A eleição é um evento binário”, afirmou o estrategista, alertando para os riscos do cenário desenhado. Para as projeções do UBS, o Ibovespa deve terminar 2014 aos 55 mil pontos, com o dólar R$ 2,45.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além da corrida às urnas no âmbito nacional, o banco suíço ainda lembra que o cenário externo pode aumentar os riscos do momento. Para Dennis, o mercado precisa ficar de olho também nos efeitos de uma possível correção nos mercados acionários globais a depender dos desdobramentos das políticas do Federal Reserve, nos Estados Unidos. Uma alta nas taxas de juros locais poderia causar grandes mudanças na dinâmica econômica.

(com Reuters)

Tópicos relacionados

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.