Avião da Malaysian Airlines com 295 pessoas é abatido no ar e cai entre Ucrânia e Rússia

O presidente da Ucrânia afirmou, por meio de um assessor que o avião foi abatido e que se trata de um "ato terrorista"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Um avião da Malaysian Airlines com 295 pessoas à bordo caiu em espaço aéreo ucraniano, na divisa com a Rússia. O ministro do interior da Ucrânia afirmou que não há sobreviventes. Por meio de um assessor, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse que o avião foi abatido e que se trata de um “ato terrorista”, informou a Reuters.

A companhia aérea confirmou que perdeu contato com um de seus aviões, o MH17. O voo saiu de Amsterdam e seguia para Kuala Lumpur. A companhia confirmou a quantidade de passageiros.

De acordo com a Associated Press, um oficial ucraniano confirmou no Facebook que um Boeing 777 foi abatido enquanto voava em uma altitude de 10 mil metros. O ministro do interior do país acusou ainda os separatistas de terem derrubado o avião, segundo ele não há sobreviventes. Segundo a agência russa Interfax, rebeldes do grupo Donetsk República do Povo disseram que não estõ envolvidos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As informações são de que o avião teria sido atingido por um míssil BUK, que tem médio alcance e estão sendo muito usados na região para proteção contra bombas e drones (veículos aéreos não tripulados). O alcance deste tipo de míssil pode chegar a 80 mil pés.

O avião caiu em Torez, cidade próxima de Shakhtersk, aproximadamente 40 km da divisa com a Rússia. Essa região tem sido cenário para os confrontos entre tropas da Ucrânia e rebeldes pró-Rússia. Um correspondente da Reuters na região afirmou ter visto os destroços e os corpos no local.

Segundo o correspondente Raf Sanchez, do Telegraph, o presidente Barack Obama se recusou a responder as perguntas de jornalistas sobre o assunto e partiu em um helicóptero em Washignton para seus compromissos. Ontem, os EUA anunciaram novas sanções contra a Rússia e citou uma “falha” nas relações russas na Ucrânia.

Continua depois da publicidade

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.