Feriado na B3? Saia na frente acompanhando os ADRs brasileiros

Enquanto por aqui o mercado ficará fechado, as bolsas americanas estarão a todo vapor - e muitas empresas brasileiras são negociadas por lá

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Para alguns investidores o feriado que se aproxima é uma boa hora de desligar o homebroker e aproveitar para tirar um descanso no meio da semana ou focar em outras atividades. Contudo, para aqueles mais preocupados em saber como a Bolsa brasileira acordará após o feriado, existe uma boa maneira de antecipar esse movimento pós-descanso: o acompanhamento dos ADRs.

ADR é a sigla em inglês para “American Depositary Receipt”, que na prática seria como um “recibo de ação” negociado nas bolsas dos Estados Unidos. Esse recibo representa um ativo da empresa emissora, que fica em custódia em um banco contratado pela mesma empresa. Dessa forma, o recibo da ação precisa replicar o valor desta mesma ação em seu respectivo mercado de origem, com a única diferença de que os ADRs são negociados em dólares.

Mas por que devo acompanhar os ADRs? Ora, se o ADR de uma empresa “X” precisa replicar o desempenho da ação desta mesma empresa, logo uma notícia que saia no feriado e que tenha impacto direto nesta companhia surtirá efeito nas cotações do ADR; sendo assim, as ações negociadas na B3 precisarão acompanhar esse movimento no pregão pós-feriado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como acompanhar
Os principais ADRs brasileiros são negociados na NYSE (New York Stock Exchange, ou Bolsa de Nova York). As cotações destes ativos podem ser acompanhadas gratuitamente nas agências de notícias internacionais – como Bloomberg, CNBC e Reuters – ou nas páginas de cotações como Google Finance e Yahoo Finance.

Importante ter em mente que as empresas brasileiras que possuem ADRs costumam ter, no exterior, nomes e códigos diferentes daqueles usados por aqui. A Petrobras (PETR3; PETR4), por exemplo, é a “Petroleo Brasileiro” e o ticker PETR utilizado na B3 torna-se PBR na Nyse (veja ao final da matéria a tabela com os principais ADRs brasileiros e seus respectivos códigos na Nyse).

Além de olhar ação por ação, uma outra boa referência para acompanhar as empresas brasileiras na Nyse é através do índice “Dow Jones Brazil Titans 20”, que é composto pelos principais de ADRs brasileiros – que na prática seria como se fosse um “Ibovespa” dos ADRs.

Continua depois da publicidade

Confira a variação dos ADRs componentes do Brazil Titans 20:

Empresa Código na
Nyse 
Ambev ABEV
Bradesco BBD
Santander BR BSBR
BRF BRFS
Pão de Açúcar CBD
Sabesp SBS
Cemig CIG
CSN SID
Copel ELP
Embraer ERJ
Fibria FBR
Gafisa GFA
Gerdau GGB
Itaú Unibanco ITUB
Oi OIBR
Petrobras PBR
Telefônica Brasil VIV
TIM TSU
Ultrapar UGP
Vale VALE

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers