Ibovespa registra sua 3ª sessão seguida de lado, à espera de Datafolha e de olho em EUA

Índice digere ADP Employment, prévia do relatório de emprego a ser divulgado amanhã nos EUA e segue na expectativa pela pesquisa eleitoral Datafolha a ser revelada ainda nesta semana

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa segue o mesmo movimento dos últimos dois dias e segue “de lado” na sessão desta quarta-feira (2), alternando entre leves perdas e ganhos com o mercado digerindo o ADP Employment dos EUA, mas ainda à espera de novos números de criação de vagas de trabalho no país amanhã com o relatório de emprego e na expectativa pela pesquisa eleitoral Datafolha, que será divulgado ainda esta semana. Às 10h29 (horário de Brasília), o índice registrava queda de 0,19%, a 53.070 pontos. 

Enquanto as bolsas europeias e asiáticas registram ganhos com o maior otimismo econômico, Wall Street aponta para uma sessão mais próxima à estabilidade, após ter renovado ontem máxima histórica. As ações de blue chips oscilam entre leves perdas e ganhos e contribuem para o dia morno do índice: a Petrobras (PETR3;PETR4) tem queda de cerca de 0,2% para os papéis PN e estabilidade para os ativos ON, enquanto os papéis da Vale (VALE3;VALE5) têm leves altas de 0,50%. 

A nova pesquisa Datafolha contará com entrevista com 2.884 eleitores em 178 municípios e será realizada entre hoje e amanhã sem tem data definida para divulgação. O TSE ainda divulgou o questionário completo, também com perguntas sobre a avaliação do eleitorado sobre a qualidade do atual governo de Dilma, além das perspectivas do entrevistado sobre inflação, desemprego e poder de compra da população. Diversas questões sobre a Copa do Mundo também constam na ficha. Cabe lembrar que a última pesquisa Ibope, divulgada no último dia 19, mostrou uma estabilidade nas intenções de voto para a presidente, o que trouxe um movimento de baixa para o Ibovespa, principalmente para as estatais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Conforme aponta o analista da Guide Investimentos, Luis Gustavo Pereira, o mercado não está com uma expectativa tão forte de que a oposição ganhe espaço, ainda mais levando em conta a visão positiva frente à realização da Copa do Mundo. Além disso, a Bovespa segue com um volume fraco em meio a falta de triggers, à espera de novos catalisadores para uma definição mais clara de uma tendência, tanto para cima quanto para baixo, aponta. 

A queda de Dilma Rousseff leva a uma alta das ações uma vez que os investidores estão mostrando que querem uma mudança no governo. O mercado vê negativamente as intervenções do atual governo em alguns setores da economia e que se reflete principalmente na estatal. Assim, quanto menor a chance da reeleição de Dilma, mais animado o mercado parece ficar

Enquanto isso, os dados de produção industrial reportados pelo IBGE também chamam a atenção:  que recuou 0,6% em maio sobre abril, registrando queda de 3,2% sobre um ano antes.

Continua depois da publicidade

Atenção ainda às novas sinalizações de política monetária no Brasil. No fim da tarde de ontem, o Banco Central divulgou uma entrevista de seu presidente Alexandre Tombini para um órgão de comunicação interna da instituição. Tombini deixou claro que a atual revisão para baixo do cenário de crescimento mundial em nada se compara ao quadro de 2011, quando a erupção da crise europeia era iminente e a economia americana não conseguia sustentar sucessivos resultados favoráveis, conforme resssalta a LCA Consultores, e descartando uma queda da Selic. 

Além do cenário nacional, o mercado também segue atento aos EUA: nesta sessão, foram divulgados os dados do ADP Employment, registrando a criação de 281 mil vagas no setor privado em junho, acima do esperado pelo mercado. O indicador é uma prévia do relatório de emprego, que será revelado amanhã. Cabe lembrar que, na próxima sexta-feira, os mercados estarão fechados em Wall Street devido ao feriado de Independência dos EUA.


As maiores baixas, dentre as ações que compõem o Índice Bovespa, são:

Continua depois da publicidade

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 ELPL4 ELETROPAULO PN N2 10,29 -2,65
 MMXM3 MMX MINER ON 1,86 -2,11
 UGPA3 ULTRAPAR ON 51,10 -1,35
 LREN3 LOJAS RENNER ON 69,83 -1,26
 BVMF3 BMFBOVESPA ON 11,45 -1,04

As maiores altas, dentre os papéis que compõem o Índice Bovespa, são:

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 RENT3 LOCALIZA ON EJ 36,33 +1,57
 ESTC3 ESTACIO PART ON 29,36 +1,00
 ENBR3 ENERGIAS BR ON 10,68 +0,85
 MRFG3 MARFRIG ON 5,96 +0,68
 BRAP4 BRADESPAR PN 20,70 +0,63

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.