Vale intensifica perdas e Ibovespa firma queda na volta do feriado; Petrobras cai

Ações da Vale caem cerca de 2%, enquanto Petrobras oscila em meio a vencimento de opções; Focus diminuiu expectativa para o PIB e vê inflação acima do teto da meta

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Após ficar fechada na última sexta-feira e na véspera por conta dos feriados de Paixão de Cristo e Tiradentes, o Ibovespa firma queda após abrir no zero-a-zero, digerindo as diversas referências mundiais, mas de olho principalmente no cenário nacional. Às 10h30 (horário de Brasília), o índice registrava leve queda de 0,40%, a 51.902 pontos após a disparada da última sessão. Vale ressaltar que esta sessão marca o vencimento de opções sobre ações, o que gera volatilidade adicional ao índice. 

Em destaque, o Focus projetou uma expansão do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014, que diminuiu para 1,63%, ante 1,65% da semana anterior enquanto para 2015, a expectativa foi mantida em 2,00%. Em relação à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) em 2014, os economistas aumentaram a expectativa, para 6,51% ante 6,47%, enquanto para o próximo ano a projeção se manteve em 6,00%. Com isso, a expectativa de inflação ultrapassou o teto da meta de 2014, de 6,5%.  Já a expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, foi mantida em 11,25% para o final de 2014 e de 12% para 2015. 

O mercado também fica de olho nas diversas pesquisas eleitorais, com destaque para o Ibope, divulgado na última quinta-feira (17), e para as pesquisas Datafolha e Eurasia Group revelados na véspera. O Ibope apontou queda de três pontos percentuais de Dilma Rousseff para 37% na última quinta-feira, mas ela ainda seria reeleita no segundo turno. Naquela data, o Ibovespa registrou forte avanço de 1,78% em meio às expectativas de que houvesse uma queda nas intenções de voto de Dilma. Já o Datafolha destacou que há um empate técnico na disputa entre os eleitores que conhecem os candidatos, enquanto a Eurasia Group prevê uma reeleição apertada da presidente Dilma Rousseff. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em meio a isso, as ações da (PETR3;PETR4) têm um dia volátil, registrando perdas em dia de vencimento de opções após abrir em alta de cerca de 1%. 

Já as ações da Vale (VALE3;VALE5) têm um dia de queda, repetindo o movimento registrado na Nyse (New York Stock Exchange) na véspera, quando caiu cerca de 2%. O noticiário corporativo da empresa foi movimentado no feriado. Nesta semana o STJ (Superior Tribunal de Justiça) poderá voltar a analisar a questão da taxação sobre o lucro de empresas controladas e coligadas no exterior. Em destaque, está a inada a informação de que o governo da Guiné aprovou as conclusões de uma comissão governamental criada para investigar acordos de mineração do país, que na semana passada recomendou que a Vale e a BSG Resources tivessem suas licenças para o projeto de minério de ferro Simandou retiradas. Além disso, a expectativa por novos dados de produção industrial da China também geram cautela ao mercado. Na próxima data, serão revelados os PMIs (Purchasing Managers Index) da zona do euro e EUA. 


As maiores baixas, dentre as ações que compõem o Índice Bovespa, foram:

Continua depois da publicidade

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 VALE3 VALE ON EJ 30,95 -2,21
 BBAS3 BRASIL ON 23,65 -1,91
 ALLL3 ALL AMER LAT ON ED 8,24 -1,67
 PDGR3 PDG REALT ON 1,37 -1,44
 VALE5 VALE PNA EJ 28,13 -1,44

As maiores altas, dentre os papéis que compõem o Índice Bovespa, foram:

 Cód. Ativo Cot R$ % Dia
 SBSP3 SABESP ON 21,35 +2,15
 OIBR4 OI PN 2,67 +1,91
 CPFE3 CPFL ENERGIA ON 19,86 +1,59
 HYPE3 HYPERMARCAS ON 16,38 +1,30
 DASA3 DASA ON 13,57 +1,27

Europa e Ásia
Os principais índices acionários mundiais têm uma sessão em direções opostas. As bolsas europeias reabrem após o feriado da Páscoa em alta mas deve ter um volume de negócios abaixo da média, enquanto os benchmarks da Ásia encerraram o pregão desta terça sem uma única direção, mesmo com o encerramento positivo na véspera das bolsas norte-americanas.

As bolsas nos EUA subiram na última segunda-feira (21) mas com baixo volume de negócios, com investidores mostrando cautela após um forte crescimento na semana passada e antes de importantes divulgações de resultados nesta semana. O S&P e Nasdaq, benchmark do país, registraram o quinto dia consecutivo de alta. Nesta data, o mercado deve ficar de olho nos dados do setor imobiliário dos EUA, com o Existing Home Sales. 

O índice referência do Japão, o Nikkei, chegou a subir no intraday mas terminou a sessão com queda de 0,85%, com o iene mais forte em relação ao dólar. O Hang Seng, índice acionário da China, também fechou o pregão com perdas e acumulou queda de 0,13%. Já o benchmark do gigante asiático, o Shangai Composto, terminou o pregão com alta de 0,34%, com a moeda do país atingindo seu menor nível em um ano frente ao dólar.

Vale ressaltar a cautela frente a economia chinesa, provocadas por preocupações sobre liquidez e resultados, colocando freio em outros mercados acionários da Ásia nesta terça-feira apesar da alta em Wall Street da véspera.

Investidores seguem de olho nas tensões envolvendo Ucrânia e Rússia, após o Departamento de Estado dos EUA anunciarem que novas sanções podem ser impostas à Rússia. A crise entre os dois países aumentou depois que separatistas pró-Rússia invadiram prédios da parte oriental da Ucrânia e se recusam a deixar os lugares invadidos. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.