O risco de racionamento de energia “apagou” o rali eleitoral da Bolsa?

Os especialistas hoje estão mais cautelosos para avaliar se a Bovespa deve retomar o rali das últimas três semanas, interrompido por uma série de 4 quedas em 5 pregões

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – A quarta queda em 5 pregões registrada pelo Ibovespa nesta quarta-feira (9) começa a semear dúvidas nas cabeças dos investidores sobre se a bolsa ainda tem fôlego para retomar o rali das últimas 3 semanas. O fato de a segunda queda seguida do índice ter, para os especialistas, mais fundamentos que o recente rali passa a ser um importante balizador a ser usado pelos investidores na tomada de decisões sobre futuras compras na Bovespa. As pechinchas parecem não ser mais tão abundantes como algumas semanas atrás.

Para o analista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi, o atual movimento altista da bolsa brasileira preocupa, na medida em que se mostra bastante dependente das pesquisas de intenção de voto e da piora da percepção dos investidores estrangeiros com a situação vivida na Rússia, após a anexação da Crimeia e os subsequentes conflitos civis que eclodiram em solo ucraniano. “O movimento do Ibovespa tem sido de subidas rápidas e devoluções graduais. O mercado brasileiro está à mercê de novas pesquisas sem data para sair”, afirma.

Vale lembrar que, nas últimas semanas, o benchmark da bolsa brasileira teve fortes ganhos, puxados por especulações – e a posterior confirmação vinda com dados do Datafolha – de que a presidente Dilma Rousseff havia perdido espaço na corrida eleitoral, apesar de ainda se manter disparada na liderança quando comparada com os prováveis candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O agravamento da crise russa também ajudou: com a piora do cenário e o forte desconto das ações brasileiras antes do rali, os investidores “gringos” começaram a olhara a Bovespa com maior interesse – fator que alavancou fluxos em direção ao Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, o fato do antes descontado Ibovespa ter se equiparado aos principais índices acionários de seus pares emergentes México e China trouxe maior cautela ao mercado. Aliado a este fator de redução no ímpeto da bolsa brasileira, a queda do índice nesta quarta-feira mostra que o risco de haver um racionamento de energia no País em 2014 continua assustando os investidores. A divulgação de uma aceleração acima do esperado da inflação em março apresenta outro elemento a se ponderar, lembrando que o cenário macroeconômico brasileiro pouco mudou do fim do ano passado para cá.

Quem já percebeu o movimento e se preparou para possíveis descontos foi o Fundo Verde, um dos maiores fundos de hedge do mundo, que anunciou nesta quarta-feira que vai reduzir exposição nas ações brasileiras, aproveitando o período de “bonança artificial” vista no Ibovespa no último mês para embolsar os ganhos conquistados. Com o posicionamento mais cético do fundo gerido por Luis Stuhlberger, outros investidores podem começar a repensar suas posições na bolsa brasileira – o que pode sentenciar uma nova toada para o Ibovespa nos próximos dias.

“Mais fundamentos para novas altas”
Os especialistas hoje estão mais cautelosos para avaliar se a Bovespa deve retomar o rali das últimas três semanas, interrompido por uma série de 4 quedas em 5 pregões. Para William Alves, analista da XP Investimentos, o desempenho empolgante de boa parte das ações brasileiras não deve ser como foi há poucos dias. “O rali não deve voltar. Ele veio por conta do fluxo [de capital estrangeiro saindo da Rússia e entretanto no Brasil] e do mercado considerar possíveis mudanças de governo. Precisamos de mais notícias de fundamentos para novas altas”, observa.

Continua depois da publicidade

No entanto, Alves pondera que o fato de o risco de racionamento existir há um certo tempo – e não ter sofrido grandes alterações nos últimos dias – faz com que pouca coisa tenha sofrido efetiva mudança. Desta forma, assim como é difícil prenunciar novos ralis, o retorno de uma tendência de queda no curto-prazo ainda é tão incerta quanto. O momento do mercado brasileiro é de poucas definições; um verdadeiro teste sobre a resistência e habilidade do investidor em controlar seus instintos.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.