Os 10 filmes que todo fanático pelo mercado financeiro precisa assistir

Com a estreia de "O Lobo de Wall Street", o InfoMoney preparou uma lista com outros filmes que abordam o mesmo tema

Rodrigo Tolotti

SÃO PAULO – “O Lobo de Wall Street”, produção de Martin Scrosese (o mesmo de “Taxi Driver” e “O Aviador”), teve 5 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator para Leonardo DiCaprio, que vive o protagonista Jordan Belfort.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assistir ao filme torna-se quase que algo obrigatório para os amantes do mercado financeiro. Contudo, esta não foi a primeira e certamente não será a última obra importante que retrata a vida dos trabalhadores de Wall Street.

Buscando saciar o apetite dos apaixonados não só pelo mercado financeiro como também pela 7ª arte, o InfoMoney preparou uma lista de filmes que envolvem o mesmo ambiente do longa que estreia hoje: a bolsa de valores.

Entre documentários e ficções, a lista envolve filmes de diferentes gêneros que nem sempre transmitem a realidade do universo das corretoras e analistas de ações.

Veja abaixo os 10 filmes selecionados – e aproveite para conhecer o primeiro MBA em Ações e Stock Picking, uma parceria entre o Ibmec e o InfoMoney para quem quer trabalhar ganhando muito dinheiro:

1 – Trabalho Interno (Inside Job)

Inside Job poster

Este é um documentário dirigido por Charles Ferguson, lançado em 2010, e que realiza uma análise profunda e tenta compreender os fatores que levaram à crise financeira de 2008. O diretor realizou uma extensa pesquisa sobre o assunto e mostra entrevistas com grandes políticos, jornalistas, acadêmicos e personalidades do mercado.

A tese do documentário é que os grandes bancos dos EUA sabiam o que poderia acontecer. Alguns grandes personagens desse cenário não participam do filme, mas mesmo assim são citados e acusados de se envolverem neste cenário.

2 – Enron: Os mais espertos da sala (Enron: The Smartest Guys in the Room)

Enron poster

Mais um documentário, dessa vez mostrando toda a trajetória de uma empresa, a Enron, que pediu falência em dezembro de 2001. A companhia chegou a ser a 7ª maior dos EUA e trabalhva no setor de energia elétrica.

A empresa tinha 21 mil funcionários e se envolveu em um grande escandalo envolvendo fraudes fiscais e uma dívida de US$ 13 bilhões. O filme conta em ordem cronológica a rápida ascenção da companhia, assim como sua meteórica queda.

3 – Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail)

Too big to fail

Este é um filme produzido para a televisão e exibido pela HBO em 2011. A produção conta como foi a crise de 2008 do ponto de vista do Secretário do Tesouro americano, Henry Paulson.

Apesar de ser uma ficção, o filme conta com personagens ilustres como Ben Bernanke (presidente do Federal Reserve), Warren Buffett (maior investidor do mundo) e Dick Fuld (CEO do Lehman Brothers), além de mostrar para o especador um pouco do que foi a crise financeira de 2008.

4 – Quants: Os alquimistas de Wall Street (Quants: The Alchemists of Wall Street)

Documentário dirigido por Marije Meerman que conta a história dos Quants, que são os gênios da matemática e programadores de computador que trabalham em sistemas financeiros e que projetaram alguns produtos que quase quebraram Wall Street. O filme mostra como funciona esse cenário de equações e contas que podem definir a economia. Clique aqui e veja o documentário completo com legendas.

5 – Capitalismo: Uma história de amor (Capitalism: A Love Story)

Capitalismo poster

O diretor Michael Moore, de “Tiros em Columbine” e “Fahrenheit 11 de Setembro”, levou seu estilo agitado, com muitas polêmicas, para o universo de Wall Street. No filme ele entrevista não só grandes nomes da economia e da política, como também pessoas comuns. Vale destacar que Moore aproveita o filme para criticar duramente o capitalismo e como as coisas funcionam nesse meio.

6 – À caça de Madoff (Chasing Madoff)

Caça de Madoff poster

Documentário lançado em 2010 que acompanha as investigações que levaram Bernard Madoff a ser preso. O filme tem entrevistas com Harry Markopolos – um dos principais nomes a entregar Madoff -, Frank Casey, Neil Chelo, entre outros nomes importantes que entregaram o executivo, que foi preso em 2008 suspeito de uma fraude que pode ter chegado a US$ 65 bilhões.

7 – Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street)

Wall Street poster

O filme do aclamado diretor Oliver Stone (“Platoon” e “JFK – A pergunta que não quer calar”) é, provavelmente, o mais conhecido filme sobre a bolsa de valores. Michael Douglas é Gordon Gekko, um famoso investidor, conhecido por sua ganância e frieza.

A história acompanha Buddy Fox (Charlie Sheen) e sua descoberta deste mundo onde as corretoras estão mais preocupadas em lucrar do que em ajudar seus investidores. O filme ainda ganhou uma continuação em 2010: “Wall Street: O dinheiro nunca dorme”, também estrelada por Michael Douglas.

8 – Margin Call: O dia antes do fim (Margin Call)

Margin Call poster

O filme conta com um elenco de estrelas como Kevin Spacey, Jeremy Irons e Demi Moore. A trama acontece no início da crise de 2008 quando uma empresa de investimentos faz uma demissão em massa de seus funcionários. Com isso, um dos empregados revela uma falha na companhia, enquanto algumas pessoas tentam esconder o problema.

9 – O primeiro milhão (Boiler Room)

Boiler room

Produção com nomes famosos como Vin Diesel e Ben Affleck, o longa mostra um universo parecido com o da empresa de Jordan Belfort, um cenário de festas, carros, mulheres, viagens, drogas e as investigações do FBI. Porém, diferente da produção de Scorsese, “O primeiro milhão” se passa em cenário fictício.

10 – Trocando as bolas (Trading Places)

Trocando as bolas

Filme de comédia com Eddie Murphy e Dan Aykroyd que conta a história de um mendigo que se torna um investidor em Wall Street, depois que dois irmãos milionários apostam que seria possível um morador de rua trocar de identidade com um de seus empregados. O longa é baseado no livro “O Príncipe e o Mendigo”, de Mark Twain.

Menções honrosas:

> A Ascensão do Dinheiro (The Ascent of Money)

Série de televisão lançada em 2011 pela rede britânica BBC, a produção tenta explicar toda a história financeira do mundo, contando como o sistema financeiro global evoluiu ao longo dos séculos. Baseada no livro do professor de Harvard Niall Ferguson, a série foi separada em 6 episódios.

> Zeitgeist: Addendum

Segundo filme de uma trilogia, este documentário trata mais da evolução do sistema capitalista, principalmente nos EUA. A produção trata deforma profunda e complexa como o dinheiro se tornou objeto de tanta ganância e como as instituições americanas, como o Federal Reserve e a CIA, são corruptas.

Está na hora de mudar de carreira: conheça o MBA Ações & Stock Picking do InfoMoney + Ibmec, o primeiro do Brasil totalmente dedicado ao mercado de ações.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.