2013 começou bem e terminou mal, será que 2014 vai terminar em alta?

Valorização de dezembro de 2012 havia alcançado 6,05%, puxada por grandes empresas como Vale, Petrobras e bancos

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa começou 2014 com o pé esquerdo e amarga queda de 1,05% por volta das 12h40 (horário de Brasília). Depois de cair 15,50% em 2013, o índice não começa com grandes otimismos no ano de 2014 – decisivo para o Brasil, já que conta com a Copa do Mundo e eleições. 

Mas doze meses atrás, 2013 era encarado como um ano promissor para o mercado acionário. A valorização de dezembro de 2012 havia alcançado 6,05%, puxada por grandes empresas como Vale (VALE3; VALE5), Petrobras (PETR3; PETR4) e bancos. Até mesmo a problemática OGX Petróleo (OGXP3) dava sinais auspiciosos de que seguiria em alta.

A petrolífera de Eike Batista instalaria seu terceiro poço produtor em janeiro e, caso desse certo, deveria ver suas receitas crescerem com o aumento da produção. As ações da OGX subiram nada menos que 20% nos primeiros dias do ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Brasil vinha de dois anos de crescimento baixo, mas, com a queda dos juros para um patamar historicamente baixo, havia a esperança de que a economia finalmente voltasse a embalar. Nos dois primeiros pregões de 2013, a alta acumulada na Bovespa alcançou 4%. Nada apontava para um ano desastroso.

2013: o que deu errado?
Mas muita coisa deu errado. O recorde do Ibovespa em 2013 foi atingido logo no segundo pregão do ano: 63.472 pontos (Para conferir quem subiu e caiu naquele pregão, clique aqui). Muitos fatos negativos atrapalharam o índice. A sinalização do Federal Reserve (banco central dos EUA) de que reduziria os estímulos monetários, promessa cumprida em dezembro, fez o dólar disparar e afastou investidores estrangeiros.

A deterioração das contas públicas brasileiras aumentou a expectativa de rebaixamento do país pelas agências de rating. O intervencionismo do governo Dilma na Petrobras e a política de controle sobre os preços dos combustíveis pesaram sobre a maior “blue chip” da Bolsa paulista. A economia da China desacelerou e prejudicou a Vale.

Continua depois da publicidade

Os bancos continuaram sofrendo com a queda da margem de lucro na concessão de empréstimos. Mas ninguém pesou tanto sobre os resultados do Ibovespa quanto a OGX – que praticamente sumiu neste ano. Inicialmente a terceira ação mais negociada do Ibovespa, a empresa não conseguiu começar a produzir em larga escala como prometera, perdeu 98% do valor de mercado, pediu recuperação judicial e acabou excluída do índice. Se em 2013, não adiantou ter começado com o pé direito, será que 2014 teremos um ano de altas? Tomara que sim.