Veja o que aconteceu durante o feriado e que deve chamar a atenção nesta 5ª

No exterior, destaque para PIB da França e indicadores dos EUA, enquanto no Brasil, antiga OGX e anúncios do governo chamaram a atenção

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A bolsa brasileira ficou fechada nas últimas terça e quarta-feira por conta do Natal mas, nem por isso, o noticiário foi pouco movimentado, em meio à divulgação de novos planos na China, dados econômicos na França e Estados Unidos e também no noticiário brasileiro, com os novos passos da Óleo e Gás Participações, antiga OGX Petróleo (OGXP3) na última terça-feira, com a chegada a um acordo com os credores, além de medidas do governo nacional. Confira o que chamou a atenção no feriado e deve mexer com o mercado nesta data:

Economia da França tem contração de 0,1%
economia francesa registrou contração de 0,1 por cento no terceiro trimestre devido ao impacto da queda nos investimentos e nas exportações, informou o instituto nacional de estatísticas nesta terça-feira.

O PIB do segundo trimestre foi revistado para mostrar um crescimento de 0,6 por cento, ante os 0,5 por cento divulgados anteriormente.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com o resultado do terceiro trimestre, caso o desempenho da economia francesa for nulo no último período do ano, a taxa de crescimento de 2013 ficará em 0,1 por cento.

Governo zera IOF cobrado em Bolsa 
O governo anunciou na última terça-feira diversas medidas que incluem ampliação do prazo de recomposição integral do IPI de veículos e móveis a partir de janeiro, redução a zero do IOF cobrados de empresas brasileiras que emitem depositary receipts nos mercados acionários estrangeiros e fim do crédito de PIS/Cofins para distribuidores de álcool anidro.

As medidas integram um conjunto de 10 decretos assinados pela presidente Dilma Rousseff e publicados na edição desta terça-feira no Diário Oficial da União, que incluem ainda o valor de 724 reais para o salário mínimo.

Continua depois da publicidade

A partir de janeiro, as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros e móveis voltam a subir gradualmente. Nova elevação do tributo foi prevista pelo Ministério da Fazenda para julho do próximo ano, mas ainda dependente de decisão final do governo na passagem do primeiro para o segundo semestre de 2014.

No mercado de renda variável, o governo reduziu a zero a alíquota de 1,5 por cento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que companhias brasileiras pagavam quando emitiam depositary receipts (DR) negociados no exterior, sobretudo na bolsa de valores de Nova York.

China divulga plano anticorrupção com foco em protestos e reformas
O Partido Comunista da China, que governa o país, divulgou na última quarta-feira um plano de cinco anos para combater a corrupção generalizada, com atenção particular para as irregularidades que provocam protestos ou ocorrem no curso de reformas econômicas.

Continua depois da publicidade

O presidente Xi Jinping, desde que assumiu o poder, tem buscado combater a corrupção, perseguindo os “tigres” das altas esferas, assim como as “moscas”, das mais baixas, no governo, entre os militares, nas empresas estatais e nas universidades.

A agência anticorrupção do partido, a Comissão Central para a Disciplina e a Inspeção, disse em novembro que teria como alvo todas as altas autoridades, como parte de uma guerra profunda contra os subornos, um problema tão sério que, segundo Xi, ameaça a sobrevivência do partido.

O plano de cinco anos foi aprovado no fim de agosto, mas somente agora foi divulgado por completo, pela agência oficial de notícias Xinhua.

Publicidade

Confiança do consumidor e venda de novas moradias nos EUA
A confiança do consumidor nos Estados Unidos subiu em dezembro para o nível mais forte em cinco meses, em resposta a melhor perspectiva dos norte-americanos sobre a economia e o emprego, mostrou levantamento da Thomson Reuters/Universidade de Michigan nesta segunda-feira.

O índice final de confiança do consumidor subiu para 82,5 em dezembro, acima dos 75,1 publicados em novembro, mas inalterada da leitura preliminar divulgado no início deste mês. Esta foi a maior leitura do índice desde julho, porém ficou um pouco inferior às expectativas para leitura de 83.

Já as vendas de novas moradias para uma única família nos Estados Unidos caíram modestamente em novembro após tocarem a máxima de cinco anos, e os preços passaram a subir, indicando que o mercado imobiliário está resistindo às taxas de hipoteca mais elevadas. O Departamento de Comércio disse nesta terça-feira que as vendas caíram 2,1%, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 464 mil unidades.

Continua depois da publicidade

Participação de Eike na OGX cai de 50% para 5%
A participação do empresário Eike Batista na antiga OGX Petróleo , agora Óleo e Gás Participações, será diluída de 50% para 5%, conforme acordo fechado com os credores internacionais da companhia, conforme comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) na noite da última terça-feira (24). 

De acordo com o fato relevante, “sendo a operação implementada, conforme prevista, o Grupo OGX sairá da recuperação judicial sem dívidas financeiras e com capacidade revigorada de conduzir suas atividades”. O acordo prevê um financiamento de US$ 200 milhões a US$ 215 milhões para custeio das operações e as necessidades de fluxo de caixa.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.