Como ficará a participação de cada empresa no Ibovespa com a saída da OGX?

Participação da petrolífera de Eike Batista, atualmente em 2,228%, será redistribuída proporcionalmente entre as outras 72 ações que fazem parte do índice

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após entrar com o pedido de recuperação judicial, a OGX Petróleo (OGXP3) tem hoje seu último pregão dentro do Ibovespa. Mas como será preenchido o “buraco” deixado pela petrolífera de Eike Batista na composição do índice? Segundo os dados atuais da BM&FBovespa, a ação OGXP3 possuía nesta quinta-feira (31) uma participação de 2,228%. Sua fatia será distribuída proporcionalmente de acordo com a participação atual de cada uma delas, informou a bolsa brasileira via comunicado.

Porém, vale ressaltar que com a forte queda de OGX no pregão de hoje, a participação de 2,228% deve diminuir ainda mais – a ação da petrolífera está em leilão com reabertura prevista somente no fechamento do pregão. Embora as mudanças não sejam tão significativas, vale ressaltar que as ações que possuem maior participação irão ganhar ainda mais espaço do que as empresas menos expressivas.

Com isso, as ações mais relevantes do Ibovespa, como PETR4, VALE5 e ITUB4 – as únicas com mais de 5% de participação – devem ganhar ainda mais importância no índice. Redistribuindo os 2,228% da OGX entre as outras ações de forma proporcional levaria a Petrobras (PETR3; PETR4), por exemplo, a passar dos atuais 11,37% para 11,62%, enquanto a Vale (VALE3; VALE5), deixaria de ter 10,69% para aumentar sua participação para 10,93%. Com isso, a dupla das maiores empresas do Ibovespa passaria de 22,06% para 22,56% de importância no índice.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.