OSX tenta evitar mesmo destino da OGX; petroleira recorrerá a fundos “abutres”

Segundo Wall Street Journal, presidente da OSX destacou necessidade de reestruturação da companhia

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à decorrada do grupo EBX se tornando cada dia maior, o empresário Eike Batista está tentando salvar a OSX Brasil (OSXB3) do mesmo destino da OGX Petróleo (OGXP3), que está semana deixou de pagar juros de títulos de dívida no valor de US$ 44,5 milhões. 

As duas empresas têm negócios bem interligados; a OSX é fortemente dependente das plataformas de petróleo da OGX. Porém, o modelo de negócios da empresa de construção naval foram fortemente abalados quando a OGX anunciou que não iria cumprir as suas metas de produção, bastante ambiciosas.

Em entrevista ao Wall Street Journal, o presidente da OSX, Marcelo Gomes, destacou que a empresa tinha “um grande cliente e uma grande carteira vinda desse cliente”. “Com a redução nos pedidos, precisamos reestruturar tudo o que estávamos fazendo”, afirmou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto muitos analistas questionam a viabilidade da OSX como uma participante independente no setor de construção naval, Gomes ressaltou ao jornal que a recuperação judicial não é uma opção por ora, apesar de ressaltar que a crise enfrentada pelo grupo EBX contamina as percepções sobre a OSX. 

De acordo com o diretor-presidente da companhia, a OSX traçou um plano de corte de gastos, venda de ativos e parceiros operacionais que, se for bem-sucedido, permitirá que a empresa saia do aperto financeiro e leve a um balanço mais saudável até o final de 2014. 

Segundo ele, a empresa está em negociações com três potenciais compradores não revelados para sua plataforma FPSO OSX-2. Além disso, a OSX também está implementando um plano para divisão do local de construção naval de Açu em cinco unidades separadas, cada uma especializada em um segmento da indústria naval.

Continua depois da publicidade

OGX recorrerá a fundos abutres, diz jornal
Já de acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, Eike Batista estaria recorrendo a “fundos abutres”, ou investidores especializados em financiar processos de recuperação judicial de companhias à beira da falência, para tentar a OGX ainda este ano da forte derrocada. De acordo com o jornal, integrantes da cúpula da companhia de Eike retornam a Nova York para mais uma reunião. 

A OGX oferece parceria em troca de lotes de capital que possam acumular o montante de US$ 400 milhões, valor mínimo para o desenvolvimento do campo de Tubarão Martelo. Os executivos, de acordo com a publicação, ainda irão expor as garantias do processo de recuperação judicial, que será protocolado nas próximas semanas e que pode assegurar uma porta de saída a eventuais novos investidores. Os fundos são vistos como a salvação para a OGX, uma vez que a possibilidade de trazer recursos novos dos investidores que compraram bônus é remota.

A publicação destacou ainda que será revelado o relatório da consultoria DeGolyer and MacNaughton, líder mundial em avaliação de reservas de petróleo, com novas estimativas para Tubarão Martelo. De acordo com a publicação, a projeção é de que o relatório da D&M corresponda a algo em torno de um terço do que foi alardeado pela OGX há um ano e meio para o tamanho do reservatório. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.