BofA: incertezas e altos investimentos afastaram gigantes do leilão de Libra

ANP esperava que 40 empresas ingressassem no leilão, mas só 11 se inscreveram; BP, BG, Exxon Mobil e Chevron desistiram do leilão

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Na noite da última quinta-feira, a ANP (Agência Nacional de Gás, Petróleo e Biocombustíveis) divulgou que 11 empresas se inscreveram para o leilão do pré-sal no Campo de Libra, um número bem abaixo do esperado pelo governo, que acredita que quarenta companhias entrariam na disputa.

Dentre as desistências, estiveram as gigantes britânicas BP e BG, além das norte-americanas Exxon Mobil e Chevron. Apesar da diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, minimizar o fato de que grandes empresas desistiram de participar do leilão, o fato é que muitas companhias desistiram devido às grandes incertezas com relação ao leilão.

É o que destaca o Bank of America Merrill Lynch, que reforça que o volume do capital a ser comprometido em Libra, a falta de clareza em como o regime de partilha irá funcionar e a pouca informação sobre a área, com apenas um poço perfurado, foram fatores que geraram desestímulos para que grandes empresas participassem.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E há alguns fatores-chave a serem monitorados: um dos principais é a formação de consórcios que farão parte do leilão e a participação da Petrobras no consórcio do pré-sal. Os analistas Frank McGann e Vicente Falanga afirmam que, se a petrolífera brasileira tiver uma parcela maior no consórcio vencedor, a lei estabelece que a companhia participe com um mínimo de 30%, significaria um volume alto de investimentos. 

Porém, ponderam McGann e Falanga, a Petrobras pode trabalhar com acordos financeiros com seus parceiros que podem diminuir os riscos para a companhia. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.