Quer se aproximar da empresa de que você é acionista? Reuniões da Apimec podem ajudar

Neste mês, 9 companhias já agendaram encontros com analistas, acionistas e investidores; confira os locais e datas

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Nove empresas já agendaram reunião com analistas e investidores em agosto, segundo a Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), instituição que leva o nome do encontro de exposição de resultados e projeções futuras.

A fabricante de aviões Embraer (EMBR3), que divulgou seu resultado do 2º quarto do ano, é a primeira companhia a fazer sua reunião Apimec: na próxima quarta-feira (7), às 8h30 em São Paulo. Na sequência, Marcopolo (POMO4), Randon (RAPT4), EDP Energias do Brasil (ENBR3), Suzano (SUZB5), Transmissão Paulista (TRPL4), Usiminas (USIM3USIM5), Estácio (ESTC3) e Copel (CPLE6) completam a agenda de reuniões do mês – mais informações sobre datas, locais e horários das Apimecs podem ser encontradas na agenda do site da instituição, clicando aqui).

As reuniões Apimec são encontros promovidos pelas empresas, em parceria com a própria Apimec, com o intuito de aproximar as empresas, analistas, grupos investidores e até pessoas físicas interessadas em ingressarem no setor. Assim como as teleconferências após a divulgação de resutlados trimestrais, esses eventos funcionam como uma espécie de “prestação de contas” das companhias para com aqueles que nelas apostaram. Para participar, basta se cadastrar e pagar uma taxa de R$ 50,00 na recepção do evento, caso não seja associado Apimec – associados têm livre acesso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar de alguns traços em comum entre reuniões Apimec e teleconferências pós-divulgação de resultados, há diferenças que precisam ser levadas em consideração, aponta o presidente da Apimec, Ricardo Martings. Em entrevista ao InfoMoney, Martins afirma que as teleconferências são limitadas por não serem presenciais e costumam atrair apenas analistas que cobrem a empresa, ao passo que as reuniões podem fazer com que companhias ganhem “novos analistas” pelo contato pessoal entre ela e o profissional de investimento. “É um ambiente em que você tem muito mais tempo para discutir. Além disso, a Apimec não se restringe a resultados recentes, também envolve o controle da empresa, a composição de capital social, dividendos, responsabilidade, entre outros”, explicou Martins, que também é analista.

Martins conta ainda que houve uma mudança no perfil de quem frequenta as reuniões Apimec ao longo dos 40 anos em que elas são realizadas. “A reunião passou a ter um apelo educativo no sentido de o investidor que está chegando ao mercado poder aprender nas reuniões”, apontou o presidente da associação. Segundo ele, este é um ambiente muito propício para trocar ideias com analistas, tirar dúvidas, avaliar indicadores e estabelecer contato com outros investidores, além de poder ter um contato mais próximo com a própria empresa.

Na outra ponta, as companhias de capital aberto têm a possibilidade, por meio desses eventos, de estabelecer contato com seus investidores e analistas. Também é uma oportunidade de a empresa conseguir maior visibilidade, convencendo o analista que não a acompanha a passar a cobrir suas atividades – e talvez até “ganhar” novos acionistas.

Continua depois da publicidade

Prestação de contas
A transparência é uma das principais exigências para uma companhia de capital aberto. Além da divulgação de resultados trimestrais e a apresentação de documentos com a posição consolidada dos principais membros das sociedades anônimas, elas precisam realizar ao menos uma espécie de reunião por ano.

A Apimec premia anualmente as companhias que melhor se relacionam com seus públicos. Neste ano, os campões foram o Bradesco (BBDC3, BBDC4) na classe “A” e a Eternit (ETER3) na classe “B” (empresas com receita líquida anual inferior a R$ 3 bilhões).

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.