Bolsa de Tóquio despenca de 7,3% na maior queda desde 2011

Fracos dados do setor industrial da China e comentários conservadores de Bernanke, do Fed, contribuiram para a maior correção do índice japonês desde março do ano passado

Reuters

Publicidade

CINGAPURA – Comentários conservadores do chairman do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, e a fraqueza na atividade industrial da China afetaram os mercados asiáticos nesta quinta-feira, pressionando as ações para baixo.

Os mercados acionários seguiram a queda nas ações dos Estados Unidos, depois que declarações de Bernanke no Congresso norte-americano levantaram temores de redução antes do esperado no estímulo monetário do Fed.

Um resultado fraco no Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria da China somou-se aos temores sobre a recuperação da segunda maior economia do mundo, pressionando o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, que às 8h03 (horário de Brasília), caía 2,19 por cento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice Nikkei do Japão recuou 7,32 por cento – maior queda desde março de 2011 -, após ter inicialmente subido para nova máxima de 5 anos e meio, prejudicado pela queda nos títulos do governo japonês, assim pela fraca atividade industrial na China, um dos principais mercados de exportação do Japão.

A leitura preliminar do PMI industrial do HSBC da China para maio caiu para 49,6, indo abaixo a marca de 50 que separa crescimento de contração pela primeira vez desde outubro.

As ações em Hong Kong caminharam para a pior perda diária em sete semanas, com queda de 2,54 por cento. Na Austrália, o mercado teve perdas de 1,99 por cento, as ações sul-coreanas recuaram 1,24 por cento.

Continua depois da publicidade

As ações de Xangai retrocederam 1,16 por cento. A bolsa de Taiwan perdeu 1,92 por cento, enquanto Cingapura teve queda de 1,77 por cento.