Europa atinge máxima desde junho de 2008 e EUA deve estender recorde

Índice europeu avança nesta manhã, antes de encontro de líderes europeus e ministros de finanças; EUA caminha para 10º pregão seguido em alta

Fernando Ladeira

Sede do BCE, em Frankfurt, na Alemanha

Publicidade

SÃO PAULO – Esta quinta-feira (14) conta com mais recordes. O índice Stoxx 600 Europe, que segue as ações de diversos países europeus, avança quase 0,5% nesta manhã e atinge a maior pontuação desde junho de 2008.

Esse movimento segue o desempenho positivo nos mercados norte-americanos. Embora os índices tenham encerrado as negociações da véspera com apenas ligeiras altas, a série de pregões em alta por lá marca o período mais longo em 16 anos. Já são nove pregões em alta.

E essa série deve se tornar ainda mais longa. Os contratos futuros sobre índices de ações por lá sugere mais um dia em leve alta, entre 0,15% e 0,25%. Mas os investidores devem prestar atenção, às 9h30 (horário de Brasília), para os dados de pedidos iniciais de auxílio-desemprego. A expectativa, segundo projeções compiladas pela Briefing.com, é de um avanço de 340 mil na última semana para 350 mil nesta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na Europa, a alta acontece diante da reunião entre os líderes da União Europeia. Essa quinta-feira marca o início de um encontro de dois dias, no qual a expectativa é que discutam medidas para aliviar a austeridade, já que as recessões e o desemprego nos países mais ao sul da Europa começam a se tornar um problema maior que a própria dívida.

Apesar disso, a Alemanha revelou nessa manhã um plano para cortar mais gastos e equilibrar o orçamento do país. O orçamento para 2014 prevê cortes de € 5 bilhões em gastos, e foi classificado pelo ministro de finanças do país, Wolfgang Schauble, como “um forte sinal para a Europa”.

Na sexta-feira os ministros de finanças da região também se reunirão, e deverão discutir um pacote de resgate ao Chipre.