S&P 500 avança mais uma vez e fecha na máxima desde dezembro de 2007

Índice tem a melhor sequência de ganhos desde 2004, guiado por boa temporada de balanços corporativos; Apple deixa de ser a empresa mais valiosa do mundo

Fernando Ladeira

Colored ticker board on black

Publicidade

SÃO PAULO – Em um dia movimento por balanços trimestrais, os principais índices acionários dos EUA fecharam o pregão desta sexta-feira (25) em alta. O índice S&P 500 fechou em alta pelo oitavo pregão consecutivo, na maior série de ganhos desde 2004. Ao avançar 0,55%, aos 1.503 pontos, essa é a primeira vez desde dezembro de 2007 que o índice encerra o dia acima da marca dos 1.500 pontos.

Os outros principais índices norte-americanos também fecharam o dia com ganhos. O Dow Jones avançou 0,51%, enquanto o Nasdaq subiu 0,63%.

Apesar do único indicador do dia decepcionar os investidores – as vendas de 369 mil novas casas em dezembro vieram abaixo das projeções de 385 mil, em dados anualizados -, o mercado avalia positivamente a temporada de resultados corporativos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre as companhias que sustentaram esse cenário otimista estão a Procter & Gamble e a Halliburton, que com lucros acima do projetado pelo mercado viram suas ações subirem 4,02% e 5,05% nesta sexta-feira, respectivamente. A P&G ainda elevou suas projeções de vendas e de lucro para o ano fiscal.

Segundo o MarketWatch, que cita a equipe de análise da Thomson Reuters, das 174 empresas que já divulgaram seus números nesta temporada de resultados, o lucro de 68% delas superou as previsões do mercado.

O pregão também foi marcado pela perda do reinado da Apple. As ações da empresa fundada por Steve Jobs se desvalorizaram mais 1,4% nesta sexta-feira e, com isso, a companhia perdeu o posto de empresa mais valiosa do mundo para a petrolífera Exxon Mobil, avaliada em cerca de US$ 417 bilhões.

Continua depois da publicidade

Alemanha salta e fecha em alta de 1,4%
Na Europa o dia também foi de ganhos. Sustentada por dados da confianlça dos empresários, o destaque fica para o mercado acionário na Alemanha, onde o índice DAX fechou em forte alta de 1,42%.

Por lá o instituto Ifo mostrou que a confiança dos empresários subiu pelo terceiro mês consecutivo em janeiro. Em uma pesquisa com 7 mil executivos, o indicador subiu de 102,4 para 104,2, a maior marca desde junho do ano passado.