Bovespa está mais atrativa do que bolsas do México, China e Índia, diz LCA

Após 2012 turbulento, cenário se mostra mais favorável para mercado brasileiro este ano, avaliam consultores

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado acionário brasileiro não terminou bem 2012 – figurando no pior desempenho entre as principais economias emergentes -, mas ventos favoráveis parecem estar a caminho. A LCA Consultores estima um ano de 2013 mais favorável para a bolsa brasileira em vista da melhora dos fundamentos do mercado acionário em termos de preços, retorno e rentabilidade.

As expectativas apontam para uma situação favorável das ações brasileiras esse ano em relação aos mercados do México e Chile, mas no mesmo nível que os ativos da Colômbia – pelo menos é o que mostram as estimativas em relação aos múltiplos P/L (Preço Por Lucro), P/Book (Preço por Valor Contábil) e EV/Ebitda (valor da empresa por geração de caixa).

Confira as estimativas na tabela abaixo:

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Projeção Brasil México Chile Colômbia
P/L 11,2 15,9 18,1 10,6
P/B 1,1 2,8 2,1 2,0
EV/Ebitda 7,8 8,8 10,7 5,0

A Bovespa também não deve fazer feio frente aos demais mercados emergentes, apontam os consultores da LCA. A bolsa brasileira mostra um cenário próximo aos principais mercados da Ásia e do leste europeu, conforme indica a tabela abaixo:

Projeção Brasil Rússia Índia China Indonésia Coreia do Sul
P/L 11,2 5,6 15,7 10,7 11,8 9,1
P/B 1,1 0,8 2,6 1,6 2,6 1,1
EV/Ebitda 7,8 3,7 10,0 8,0 9,2 7,8

Outro ponto positivo para o mercado brasileiro, mencionado pelo consultores, é o elevado fluxo esperado de dividendos em relação ao atual nível de preços de ações, o que é importante num contexto global de baixas taxas de juros. “Em suma, em relação aos principais mercados latinos americanos, a correção de preços observada em 2012 e a perspectiva de crescimento próximo do seu potencial econômico neste ano colocaram a bolsa brasileira em posição vantajosa”, reforçam.

A Bovespa registra a maior projeção de dividend yield (dividendo sobre preço da ação) observado entre os mercados analisados, de 4,0.

Continua depois da publicidade

Em meio a esse cenário, eles ressaltam boas perspectivas para o fluxo de investimento estrangeiro esse ano, frente ao fraco resultado registrado no ano passado, quando a bolsa brasileira foi fortemente afetada pelo baixo crescimento econômico e diversas ações governamentais em setores econômicos importantes, como o elétrico e bancário. Por conta desse cenário e perspectivas de melhores resultados, eles sustentam que a Bovespa vai apresentar melhor fundamento do que as bolsas da América Latina e Ásia. 

Tópicos relacionados