Após início positivo, Ibovespa vira e tenta consolidar queda nesta manhã

Investidores seguem de olho na temporada de balanços corporativos e em eventos internacionais, como a crise na Grécia

Mariana Mandrote

Publicidade

*Atualizado às 10h43 (horário de Brasília)

SÃO PAULO – Depois de dois dias seguidos em queda, a bolsa brasileira abre o pregão desta sexta-feira (9) bastante volátil. Após esboçar uma reação positiva e chegar a subir 0,25% nos primeiros 20 minutos de negociação, o principal índice da bolsa brasileira virou a busca consolidar uma trajetória negativa. Às 10h42 (horário de Brasília), o benchmark recuava 0,68%, indo aos 57.134 pontos.

Importantes eventos internacionais, como a crise na Grécia e a transição de poder na China, e a temporada de balanços corporativos no Brasil ditam o rumo dos negócios. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na China, o Congresso do Partido Comunista continua, mas a previsão é de que novidades sobre a nova liderança do país só sejam anunciadas na próxima semana. Na agenda econômica, as vendas do varejo chinês cresceram 14,5% em outubro em relação a um ano antes; a produção industrial do país avançou 9,6% no mesmo período.

No continente europeu, as negociações sobre a liberação de uma nova parcela do pacote de resgate à Grécia continuam no radar. Na véspera, líderes europeus advertiram que o país ainda tem deveres a cumprir para receber o próximo lote de seu resgate financeiro e evitar o default.

Dados econômicos
Na agenda europeia, a produção industrial da França caiu 2,7% em setembro sobre agosto. Na Itália, o mesmo indicador apresentou contração de 1,5% em igual intervalo.

Continua depois da publicidade

No mercado nacional, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) recuou para 0,19% na primeira prévia de novembro. Já o emprego na indústria brasileira caiu 0,3% na passagem de agosto para setembro, na série sem influências sazonais. 

Nos EUA, o destaque fica com o índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan. Também está prevista a publicação de um relatório sobre os preços de bens importados e exportados no país.