Em mercados / acoes-e-indices

Com fim do prazo, elétricas decidem renovar concessões de energia

Entre as mais afetadas, a Eletrobras, Copel e Cemig já apresentaram suas propostas de renovação à Aneel; Cemig deixou três usinas fora do pedido de renovação

torres de transmissão - energia elétrica
(Getty Images)

SÃO PAULO - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgará nesta terça-feira (16) a lista com as elétricas que optaram por renovar por mais 30 anos as concessões de energia elétrica com vencimento previsto entre 2015 e 2017.

Algumas das empresas mais afetadas pela Medida Provisória 579, anunciada pelo governo em setembro, e que prevê mudanças nas renovações de concessões - entre elas as empresa do Grupo Eletrobras (ELET3, ELET6), Copel (CPLE6) e Cemig (CMIG4) -, já apresentaram suas propostas de renovação à agência.

Entre as outras companhias que manifestaram o interesse de renovação das concessões estão a Cesp (CESP6), Celesc (CLSC4), CPFL Energia (CPFE3) e Transmissão Paulista (TRPL4).

A expectativa é que com a renovação haja redução das receitas das empresas com geração e transmissão de energia, abatendo do preço os investimentos já amortizados. Além disso, as regras da renovação das concessões determinam que toda a energia das usinas com contratos prorrogados seja destinada ao mercado cativo.

No caso da Cemig, a empresa deixou fora do pedido de renovação de concessões as hidrelétricas São Simão, de 1,7 mil megawatts (MW), Jaguara (424 MW) e Miranda (408 MW) e solicitou a renovação de outras concessões de geração e transmissão com resssalvas. A empresa realizará na tarde desta terça-feira uma teleconferência para detalhar o processo de renovação das concessões. 

Leia mais:

Cemig deixa três hidrelétricas fora de renovação de concessões

Empresas da Eletrobras pedem renovação das concessões

Eletrosul e Chesf pedem renovação das concessões

Furnas comunica à Aneel interesse em renovar concessões

Cesp pede renovação de concessões de três hidrelétricas

CPFL pede renovação de concessão de distribuidoras

Copel realiza pedido de renovação de concessões junto à Aneel

 

Contato