BM&FBovespa lança três novos índices: BDRX, IGNM e IFIX

Índices acompanharão, respectivamente, BDRs, empresas listadas no Novo Mercado e fundos imobiliários

Carolina Gasparini

Publicidade

SÃO PAULO – A partir desta segunda-feira (3), três novos índices serão calculados e divulgados em tempo real pela BM&FBovespa: um deles acompanhará os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) listados na Bovespa, outro seguirá empresas listadas no segmento de governança corporativa Novo Mercado e o último estará lastreado em fundos imobiliários.

Os três índices terão suas carteiras reavaliadas a cada quatro meses, da mesma forma que os demais índices da bolsa.

Índice de BDRs
O novo índice BDRX (Índice de BDR Não Patrocinado – Global), composto pelos 70 BDRs Não Patrocinados existentes na bolsa, deverá contribuir para a diversificação de estratégias de investimentos em ativos estrangeiros.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O BDRX oferecerá ao mercado e aos administradores de recursos uma referência na avaliação do desempenho dos recibos de ações estrangeiras, informa o BM&FBovespa.

Derivação do IGC
Outro novo índice que aparece na BM&FBovespa é o IGNM (Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado).

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado (IGNM). Criado para oferecer ao mercado e aos administradores de recursos um indicador específico do desempenho das empresas integrantes do Novo Mercado, a carteira do índice é composta pelas 127 ações emitidas por empresas negociadas no Novo Mercado e também será reavaliada a cada quatro meses.

Continua depois da publicidade

Se o IGNM já existisse, ele marcaria valorização de 54,4% desde dezembro de 2006, segundo base histórica da BM&FBovespa. No mesmo período, o IGC (Índice de Governança Corporativa), formado pelas empresas do Novo Mercado, Nível 1 e Nível 2, acumula uma alta de 40,2% e o Ibovespa, uma valorização de 28,3%, no mesmo período.

Índice de fundos imobiliários
Também surge nesta segunda o IFIX (Índice de Fundos de Investimento Imobiliários), criado para oferecer aos agentes de mercado e gestores de recursos um indicador específico para acompanhar o desempenho do segmento de fundos imobiliários.

A carteira do IFIX é composta pelas cotas dos fundos imobiliários mais negociados nos ambientes de bolsa e balcão organizado da BM&FBOVESPA. Para composição de sua primeira carteira 44 fundos imobiliários foram selecionados pelo critério de liquidez de suas cotas e ponderados por seu valor de mercado total.

Segundo base histórica calculada pela BM&FBOVESPA, se o IFIX existisse desde dezembro de 2010, acumularia valorização positiva de 50,6% até o último pregão.