Após abrir em alta, Ibovespa passa a operar no campo negativo

Índice mostra volatilidade, enquanto investidores repercutem agenda-norte americana antes da decisão do Copom, que sai após o fechamento

Mariana Mandrote

Publicidade

SÃO PAULO – Após mostrar valorização nos minutos iniciais desta quarta-feira (29), o Ibovespa passa a operar no campo negativo, com queda de 0,28%, chegando aos 58.242 pontos, segundo cotação das 10h34 (horário de Brasília). Mais cedo, o benchmark da bolsa brasileira chegou a mostrar alta de 0,25%, quando bateu os 58.552 pontos. 

A volatilidade no mercado justifica-se pela expectativa de importantes eventos nesta sessão. Por aqui, espera após o fechamento do mercado a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre o novo patamar da taxa básica de juros, atualmente em 8% ao ano. O consenso indica mais um corte de 0,50 ponto percentual, o que levaria a Selic para 7,5% ao ano.

Já nos EUA, a atenção continua com a expectativa em torno do discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, em Jackson Hole, na sexta-feira (31). Em 2010, Bernanke aproveitou sse evento para preparar o terreno para uma segunda rodada de relaxamento quantitativo e parte dos investidores espera uma repetição agora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

PIB dos EUA avança
Entre os destaques do dia, o PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou 1,7% no segundo trimestre de 2012, de acordo com a segunda prévia do Departamento do Comércio. O número veio ligeiramente acima do previsto, de alta de 1,6%.

A agenda dos Estados Unidos também reserva dados sobre a venda de imóveis usados no país em julho, bem como o Livro Bege, elaborado pelo Federal Reserve.

Merkel e Monti
Na Europa, os investidores estão de olho na reunião entre a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano Mario Monti, em Berlim. Conforme a imprensa internacional, o italiano pediu a chefe da Alemanha que os países afetados pela crise não sejam submetidos a condições tão severas como as atuais no momento de pedir um resgate.