Em mercados / acoes-e-indices

Após abrir em alta, Ibovespa passa a operar no campo negativo

Índice mostra volatilidade, enquanto investidores repercutem agenda-norte americana antes da decisão do Copom, que sai após o fechamento

ações - corretores da bolsa - mercado financeiro - pregão
(Getty Images)

SÃO PAULO - Após mostrar valorização nos minutos iniciais desta quarta-feira (29), o Ibovespa passa a operar no campo negativo, com queda de 0,28%, chegando aos 58.242 pontos, segundo cotação das 10h34 (horário de Brasília). Mais cedo, o benchmark da bolsa brasileira chegou a mostrar alta de 0,25%, quando bateu os 58.552 pontos. 

A volatilidade no mercado justifica-se pela expectativa de importantes eventos nesta sessão. Por aqui, espera após o fechamento do mercado a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) sobre o novo patamar da taxa básica de juros, atualmente em 8% ao ano. O consenso indica mais um corte de 0,50 ponto percentual, o que levaria a Selic para 7,5% ao ano.

Já nos EUA, a atenção continua com a expectativa em torno do discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, em Jackson Hole, na sexta-feira (31). Em 2010, Bernanke aproveitou sse evento para preparar o terreno para uma segunda rodada de relaxamento quantitativo e parte dos investidores espera uma repetição agora.

PIB dos EUA avança
Entre os destaques do dia, o PIB (Produto Interno Bruto) do país avançou 1,7% no segundo trimestre de 2012, de acordo com a segunda prévia do Departamento do Comércio. O número veio ligeiramente acima do previsto, de alta de 1,6%.

A agenda dos Estados Unidos também reserva dados sobre a venda de imóveis usados no país em julho, bem como o Livro Bege, elaborado pelo Federal Reserve.

Merkel e Monti
Na Europa, os investidores estão de olho na reunião entre a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro italiano Mario Monti, em Berlim. Conforme a imprensa internacional, o italiano pediu a chefe da Alemanha que os países afetados pela crise não sejam submetidos a condições tão severas como as atuais no momento de pedir um resgate.

 

Contato