Itaúsa pode ser boa opção para exposição ao Itaú Unibanco, avalia Barclays

Analista enxergam desconto exagerado entre holding e controlada; política de dividendos da companhia é "quase perfeita"

Luis Madaleno

Publicidade

SÃO PAULO – Quando se tem em mente uma exposição ao Itaú Unibanco (ITUB4), uma boa opção a ser considerada são os papéis de sua holding, a Itaúsa (ITSA4). Esta é a conclusão de Roberto Attuch e Fábio Zagatti, autores do relatório do Barclays Capital sobre a companhia.

O valuation do banco traz uma recomendação overweight (desempenho acima da média do mercado) aos papéis preferencias da Itaúsa, com um preço-alvo de R$ 15,00 – cifra equivalente a um upside de 41,50% em relação ao fechamento do último pregão. De acordo com os analistas, as ações da Itaúsa são uma opção de investimento atrativa.

Desconto, dividendo e alta governança

Como argumento, os dois destacam o alto desconto dos papéis da holding que, no fechamento da última quarta-feira (20) atingiram 17% frente à sua controlada. “O desconto não deveria exceder 10%”, avaliam.

Outro destaque da Itaúsa é sua política de dividendos “quase ‘perfeita’”, com o recebimento de dividendos do Itaú Unibanco que são então repassados aos acionistas de ITSA4. “Isso significa que o nível dos custos de despesas gerais da holding não evita que os dividendos sejam distribuídos”.

Além disso, Attuch e Zagatti avaliam que o “padrão de governança da Itaúsa é elevado”, e que os acionistas preferenciais se beneficiam de direitos de tag-along – “embora não esperamos mudanças em seu controle”.

Foco em seu setor

Os analistas enaltecem ainda o foco da companhia no seu setor. “Não vemos riscos de uma diversificação significativa de seus investimentos fora do setor bancário”. E ilustram o argumento através da recente aquisição dos papéis ITUB3 detidos pelo Bank of America – que, na visão dos analistas, indica também a estratégia da holding em fortalecer a sua participação votante no Itaú Unibanco.

Compre um, leve quatro

“Acreditamos que os investidores, comprando Itaúsa, não só ganham exposição ao Itaú Unibanco com um desconto significativo, mas também, ao mesmo tempo, adquirem de graça uma ‘opção’ em suas subsidiárias, Duratex, Itautec e Elekeiroz “, conclui o Barclays.