Ações de tecnologia e de farmacêuticas derrubam bolsas européias

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas européias operam em queda nesta segunda-feira, influenciadas pelo fraco desempenho dos papéis de tecnologia. Apesar da alta de 1,82% registrada pela bolsa eletrônica norte-americana Nasdaq no pregão de sexta-feira, o mercado europeu está apresentando perdas consideráveis, com destaque para as bolsas de Paria e Frankfurt, que estão recuando mais de 1,0%.

Em Londres, o índice FTSE-100 apresentava queda de 0,72% às 10h00 de Brasília, influenciado pelas ações da empresa de tecnologia Baltimore Technologies (-7,3%), das empresas de software Logica (-6,5%) e Sema (-4,7%), e da fabricante de cabos de fibra ótica Bookham Technologies (-5,5%). Já as ações do banco Abbey National apresentavam a principal alta do pregão, subindo 4,7%, após boatos de que o Lloyds TSB poderia estar considerando uma oferta pelo banco.

A Bolsa de Paris também recuava, com o índice CAC40 caindo 1,80%. As ações da France Telecom (-4,4%) registravam a maior queda do dia, enquanto os papéis da seguradora AGF (-3,6%), da holding Bouygues (-3,3%) e da farmacêutica Aventis (-2,7%) também apresentavam baixas significativas. Por outro lado, a companhia Thomsom Multimedia era o principal destaque positivo, avançando 1,9%.

Em Frankfurt, o índice DAX apresentava variação negativa de 1,41%, com as ações farmacêutica Schering (-4,8%) e das empresas de tecnologia SAP (-4,6%), Siemens (-2,6%) e Infineon Technology (-2,0%), apresentando perdas consideráveis. Em contrapartida, a montadora Daimler Chrysler (+5,2%) apresentava a maior alta do pregão.

Compartilhe